Principais filosofos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Filósofos
Aristóteles
Aristóteles de Estagira, 384 a.C. – 322 a.C. filósofo grego, um dos maiores pensadores de todos os tempos. Suas reflexões filosóficas – por um lado originais e por outro reformuladoras da tradição grega – acabaram por configurar um modo de pensar que se estenderia por séculos. Prestou inigualáveis contribuições para o pensamento humano, destacando-se: ética, política,física, metafísica, lógica, psicologia, poesia, retórica, zoologia, biologia, história natural e outras áreas de conhecimento. É considerado por muitos o filósofo que mais influenciou o pensamento ocidental. Por ter estudado uma variada gama de assuntos, e também por ter sido um discípulo que em muito sentidos ultrapassou seu mestre, Platão, Aristóteles é conhecido também como o Filósofo.

Blaise PascalBlaise Pascal (Clermont-Ferrand, Puy-de-Dôme, 19 de Junho de 1623 – Paris, 19 de Agosto de 1662) – Extraordinário filósofo, físico e matemático francês de curta existência, que como filósofo e místico criou uma das afirmações mais pronunciadas pela humanidade nos séculos posteriores, O coração tem razões que a própria razão desconhece, síntese de sua doutrina filosófica: o raciocínio lógico e aemoção. Filho de um professor de matemática, Etienne Pascal, foi educado sobre forte influência religiosa e tornou-se extremamente ascetista, escrevendo várias obras religiosas. Seu talento precoce para as ciências físicas levou a família para Paris, onde ele se dedicou ao estudo da matemática.

Charles Sanders Peirce
Pensador original, desenvolveu uma lógica na caracterização do surgimento dasdiferentes espécies de signos, em nove tipos, gerados a partir de nosso processo de conhecimento, que por sua vez é obtido a partir de três etapas:
* Primeiridade (firstness): a coisa como ela é: ex: vermelho
* Secundidade (secondness): uma categoria de relação: ex: cor vermelha
* Terceiridade (thirdness): relação da secundidade com um terceiro; ex: vejo a cor vermelha.
O surgimento do signose dá, portanto, a partir de uma triangulação entre um signo 1º (representamen), gerado a partir da percepção de um objeto (signo 2º), acrescido de uminterpretante (signo 3º), na seguinte ordem:
* representamen: 1º: quali-signo;2º: sin-signo; 3º: legi-signo
* objeto: 1º: ícone; 2º: índice; 3º: símbolo
* interpretante: 1º: termo; 2º: proposição; 3º: argumento.
Exemplos discriminados:
*Quali-signo: é uma percepção primária: casa, vermelho, ideia
* Sin-signo: é uma qualidade singular: céu azul
* Legi-signo: é um sinal convencional; ex: sinal de trânsito
* Ícone: a percepção de uma imagem; ex: uma paisagem
* Índice: um signo em dimensão; ex: fita métrica
* Símbolo: como um terceiro, é um signo cultural; ex: uma bandeira
* Termo: a palavra proferida: casa,floresta, etc
* Proposição, quando vincula informação; ex: texto literário
* Argumento: como um raciocínio, adquire formas lógicas.
Apesar de seus esforços lógicos, Peirce tornou-se adepto de uma semiose ilimitada, ou seja, a compreensão dos signos se processando sempre de forma combinatória, ou seja, uma lógica não-positivista, envolvendo todas as características necessárias para  uma cada vezmelhor percepção de seus significados.
Adepto de cada percepção como uma singularidade (haecceity), reconhece nelas uma intuição gerada a partir de relações do espírito com a matéria.

Émile Durkheim
Émile Durkheim (Épinal, 15 de abril de 1858 – Paris, 15 de novembro de 1917) é considerado um dos pais da sociologia moderna. Durkheim foi o fundador da escola francesa de sociologia, posterior a Marx,que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. É reconhecido amplamente como um dos melhores teóricos do conceito da coerção social. Partindo da afirmação de que “os fatos sociais devem ser tratados como coisas”, forneceu uma definição do normal e do patológico aplicada a cada sociedade, em que o normal seria aquilo que é ao mesmo tempo obrigatório para o indivíduo e superior a ele,...
tracking img