Principais estruturas celulares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A célula representa a menor porção de matéria viva, ou seja,são as unidadesestruturais e funcionais dos organismos vivos. As funções vitais de um organismoocorrem dentro das células. Alguns organismos são unicelulares, ou seja, constituídos de uma única célula(bactéria) e outros são pluricelulares, ou seja, constituídos de mais de uma célula (osseres humanos são compostos por aproximadamente100 trilhões de células).Em organismos pluricelulares, as células podem ser comparadas aos tijolos de umacasa, onde cada tijolo seria como uma célula, onde juntas formam um todo (tecido -órgão - organismo - indivíduo).A palavra "célula" vem do latim: cellula (quarto pequeno) e foi escolhido por Robert Hooke em 1665.De acordo com a organização estrutural, as células são divididas em:
CélulasProcariontes: a principal característica dessas células é a ausência decarioteca individualizando o núcleo celular, a ausência de alguns organelos(mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, 
retículo endoplasmático esobretudo cariomembrana o que faz com que o ADN fique disperso nocitoplasma) e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de nãopossuírem compartimentos membranosos originados por 
evaginação ou invaginação. Também possuem ADN na forma de um anel não-associado a proteínas (diferentemente das células eucarióticas, nas quais o ADN se dispõe em filamentos espiralados e associados à histonas).A este grupo pertencem seres unicelulares ou coloniais:
Bactérias Cianófitas (algas cianofíceas, algas azuis ou ainda Cyanobacteria)
PPLO ("pleuro-pneumonia like organisms")Células Eucariontes: possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas, e é altamente provável que estas células tenham surgido por um processo de aperfeiçoamento contínuo das células procariontes. Nesse grupo encontram-se:
Células Vegetais
Células Animais

A Biologia Celular estuda a estrutura, funções e 
importância das células nacomplexidade dos seres vivos, ou seja, éo estudo detalhado dos componentes dacélula. Este trabalho de revisão tem por objetivo realizar um estudo da morfologia e fisiologia dessas estruturas celulares.

 Estruturas Celulares

O núcleo é um compartimento essencial da célula eucarionte, pois é onde se localiza o material genético, responsável pelas características que o organismo possui.Realiza duas funções básicas: regula asreações químicas que ocorrem dentro dacélula e armazena as informações genéticas da célula. É constituído por:

Envoltório Nuclear (Carioteca)
Responsável por separar o conteúdo do núcleo celular (em particular o DNA) do citosol(endoplasma). É constituído por duas membranas, uma interna e uma externa. Ofolheto externo é contínuo com o retículo endoplasmático rugoso, sendo assim umadiferenciação localdo mesmo, caracterizado pela presença de poros.

Poros Nucleares
Constituído de grandes complexos de proteínas (nucleoporinas) que atravessam oenvoltório nuclear, com a finalidade de facilitar e regular a troca de material (comoproteínas, ribossomos e RNAm) entre o núcleo e o citoplasma.
 
Nucléolo
São corpúsculos arredondados de aspecto esponjoso, sem membrana envolvente echeios depequenas cavidades preenchidas por nucleoplasma ou por cromatina.É responsável pela coordenação do processo reprodutivo das células, síntese protéicae controle dos processos celulares básicos. É ausente em células procariota.

Cromossomo
Um cromossomo é uma longa sequência de DNA que contém vários genes e outras sequências de nucleótidos (nucleotídeos) com funções específicas nas células dos seresvivos. Nos cromossomos dos eucariontes, o DNA encontra-se numa forma semi-ordenada dentro do núcleo celular, agregado a proteínas estruturais, as histonas, e toma a designação de cromatina. Os procariontes não possuem histonas nem núcleo. Na sua forma não-condensada, o DNA pode sofrer transcrição, regulação e replicação.

Centrômero
É uma região mais condensada de cromatina em um ...
tracking img