Principais escolas psicológicas do século xix

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PRINCIPAIS ESCOLAS PSICOLÓGICAS DO SÉCULO XIX

FUNCIONALISMO

A escola funcionalista surgiu a partir da critica a pouca aplicabilidade do estruturalismo. O funcionalismo tinha como prerrogativa estudar como a mente funciona ou é usada na adaptação do organismo ao seu ambiente.
A influencia das ideias de Darwin é fundamental no funcionalismo. Darwin com sua teoria daevolução das espécies postulava que na natureza o processo de seleção natural resulta na sobrevivência de organismo mais bem preparados para seu ambiente e na eliminação daqueles que não se ajustam. Na luta pela sobrevivência, os mais aptos sobrevivem perpetuando as características que o ajudaram a sobreviver. O livro A origem das Espécies de Darwin rompe definitivamente com as explicações míticas oureligiosas sobre como o homem se desenvolveu no mundo. O funcionalismo utiliza-se do conceito darwininista de pensamento por acreditar que o funcionamento do psiquismo obedece as leis da evolução, ou seja, a mente funciona a partir da melhor forma adaptativa, buscando equilíbrio e adequação ao ambiente.
Influenciado pelas ideias de Darwin, Francis Galton buscou aplicar o espirito da evolução àpsicologia a partir de seu trabalho sobre a herança mental. Galton acreditava que a inteligência humana estava relacionada a herança de pais para filho, pois  “...sua tese [e, em resumo, que homens eminentes têm filhos eminentes” (Schultz & Schultz, 1998, p. 133). Ele cria a ideia da eugenia , ciência que trata os fatores capazes de aprimorar as qualidades hereditárias da raça humana. Galtonacreditava e defendia o aprimoramento da raça humana a partir de cruzamentos ou seleção artificial. Para Galton deveriam se desenvolver testes de inteligência para ser usados na escolha de homens e mulheres mais brilhantes para acasalamento seletivo. Neste sentido este teórico foi um dos primeiros a utilizar métodos de medida estatística na pesquisa sobre as características psicológicas, fundou asorigens da psicometria.
Galton pode ser considerado o primeiro clinico da psicologia pela criação de seus testes mentais que buscavam medir as capacidades sensoriais e a inteligência humana. Galton introduziu ainda a ideia de estudar as associações de idéias e as imagens mentais que se utilizou pela primeira vez de um questionário psicológico. No questionário pedia-se aos sujeitos querecordassem uma cena e tentasse evocar imagens desta cena e deveriam dizer como era a imagem – tênue, nítida, clara, escura, etc.   
O funcionalismo se distinguia radicalmente do estruturalismo por propor uma Psicologia preocupada com o propósito ou a função da consciência. O funcionalismo trazia consigo uma orientação pratica que levou a aplicação da Psicologia aos problemas do mundo real. HerbertSpencer e suas ideias de aplicação da teoria darwinista em outros campos e falava em sobrevivencia dos mais capazes. O darwinismo social ou aplicação da evolucão a natureza humana e a sociedade nasce deste pressuposto. William James apesar de não gostar de ser considerado membro de nenhuma escola contribuiu para o avanço do funcionalismo por afirmar que o objetivo da Psicologia deveria ser estudaras pessoas vivas e sua adaptação ao meio ambiente. “Para ele a função da consciência é nos orientar quanto aos fins exigidos pela sobrevivencia” (Schultz & Schultz, 1998, p. 152). James também falava de aspectos não racionais da natureza humana.
William James modifica a Psicologia então existente por trazer uma nova concepção de consciência. Para ele o objeto de estudo da Psicologia sãofenômenos e condições. Por fenômeno entende-se a pesquisa da experiência imediata e condições dizem respeito a importância do corpo ou cérebro. Ele enfatiza a importância da pesquisa as estruturas físicas da consciência, ação do cérebro sobre a consciência. Ele teorizou ainda sobre as emoções a partir de investigação com aplicação de estímulos para compreender o medo, a raiva, etc. Ele enfatiza...
tracking img