Principais eixos metodológicos do Pensamemto Crítico do Direito no Ocidente

813 palavras 4 páginas
A CRITICA JURIDICA NO MÉXICO
Um dos nucléos de maior avanço de inteligência jurídica progressista latino-americana está, possivelmente, no México. Oscar Correas, jurista argentino radicado no México, desponta como um dos principais teóricos do pensamento crítico mexicano e um dos responsáveis pelo êxito das publicações de Critica Juridica. Partindo de pressupostos oferecidos pelo marxisto, o mesmo faz uma crítica contundente ao Direito moderno.
O objetivo da critica é essa dimensão normativa que chamamos jurídica, dimensão que não está separada do econômico, mas que é seu modo concreto de existência. No dizer de Oscar Correas, a “crítica jurídica, ainda que seja uma forma da “Teoria Crítica do Direito”, não deve ser confundida com esta, pois a “crítica jurídica”opera sobre dados concretos e objetiva a aplicação de uma prática política transformadora, enquanto a “Teoria Crítica”, como a própria designação enuncia, incide fundamentalmente sobre a esfera da especulação e da teorização.
A contibuição teórica do jurista Jesus Antonio de la Torre Rangel é a mais original e inovadora proposta de uma espitemologia juridica crítica, destinada concretamente à libertação popular latino-americana. Recusando as clássicas orientações jusfilosóficas ( positivismo, jusnaturalismo e marxismo), De La Torre Rangel opta por uma teoria jurídica crítico-instrumental posta a serviço dos oprimidos, Desta forma, o Direito moderno acaba sendo “superado pelo verdadeiramente junto, que, para a totalidade, é ilegal.
APORTES MARXISTAS DO DIREITO: Chile e Colômbia
O aparecimento de uma preocupção jurídica teórico-prática com nítidas ressonâncias de crítica marxista inspitou e tem dominado as análises de alguns advogados.Como contribuição ao pensamento Juridico Crítico no Chile temos o Eduardo Novoa Monreal e Manuel Jacques.É perfeitamente claro no contexto progressista latino- americano que vasta a produção Critica do Novoa Monreal, ainda que fortemente marcada por um radicalismo jurídico

Relacionados