Principais doenças de suinos

Principais Doenças dos Suínos








Brucelose: também conhecida por febre de Malta ou ondulante é uma doença crônica causada pelas bactérias do gênero Brucella, transmitida peloslaticínios não pasteurizados.


Circovirose: É uma doença causada por um vírus, o circo vírus suíno PCV tipo 2, da família Circoviridae, um dos menores organismos (vírus) que acometem animais domésticos. Éaltamente contagioso, resistente ao ambiente e praticamente imune à maioria dos desinfetantes convencionais. É uma doença, que ataca o sistema imunológico dos suídeos e facilita a entrada de outrasenfermidades e causa significativa de mortalidade e alto índice de refugagem entre leitões.


Doença de Aujeszky: também conhecida como pseudo-raiva, é uma enfermidade que acomete suídeos acarretandograndes prejuízos nas indústrias. Causada por um vírus, espalha-se rapidamente pelos rebanhos, matando leitões e diminuindo o ganho de peso de animais adultos. Pode provocar abortos e latência.Doença de Glässer: é uma síndrome bem definida, caracterizada por poliserosites, envolvendo a pleura, pericárdio, peritônio e também está associada à meningite, artrite purulenta e pneumoniaserofibrinosa. Esta síndrome era de ocorrência esporádica, acometendo suínos jovens, associada a fatores estressantes, como desmame, transporte ou presença de outras doenças respiratórias primárias.


Doençado Edema: é causada pela colonização do intestino delgado por cepas de Escherichia coli enterotoxigênicas, hemolíticas e que possuem habilidade de aderência às vilosidades intestinais.Enteropatia Proliferativa dos Suínos: A enteropatia proliferativa suína (EPS), causada pela bactéria Lawsonia intracellularis, causa perdas econômicas importantes mundialmente, devido à diarréia e baixa taxade crescimento de suínos na recria (forma crônica) e à morte súbita de animais de terminação e reposição (forma aguda).


Erisipela: é uma infecção cutânea causada geralmente por bactérias de...