Principais disturbios da glandula paratireoide

PRINCIPAIS DISTÚRBIOS DA GLÂNDULA PARATIREOIDE


1. INTRODUÇÃO

As glândulas paratireóides são pequenas, responsáveis por secretar hormônios, localizadas próximas a tireóide na facecranial dos lobos tireoideanos, próximo à bifurcação da artéria carótida. Possuem formato oval, medem 4 mm e tem coloração rosada. O termo “para”, refere-se ao lado da tireóide.
A glândula paratireóidetem a função de secretar o paratormônio (PTH) que regula a concentração de Cálcio e Fósforo no sangue, aumento dos níveis de cálcio no sangue, fazendo com que o cálcio seja reabsorvido dos ossos .Nos rins o PTH aumenta a reabsorção tubular de cálcio e potencializa a excreção de fosfato. Nos ossos o PTH promove a liberação de cálcio e fosfato para o interior do fluxo celular.
Existem algumasdisfunções que afetam a glândula paratireóide como o hiperparatireoidismo, primário, que pode ser causado por um tumor na glândula produzindo níveis excessivos do paratormônio aumentando o nívelsérico de cálcio. O hiperparatireoidismo secundário, está relacionado à deficiência de cálcio e vitamina D, associada com a desnutrição ou doença renal. Não há causa conhecida genética para ohiperparatireoidismo primário, mas sua associação com determinadas raças sugere uma base hereditária, a raça Keeshonds mostra uma predileção por esta doença.
A maioria dos cães com hiperparatireoidismo nãoparecem doentes, geralmente os sinais são leves e deve-se exclusivamente aos efeitos dos níveis elevados de cálcio no sangue. Os sinais mais comuns incluem, anorexia, polidipsia, poliúria, letargia,vomito.
Outra disfunção da glândula paratireóide é o hipoparatireodismo que se caracteriza pela deficiência da secreção do paratormônio levando a uma diminuição absoluta ou relativa dos níveis dessehormônio no sangue. Baixos níveis dessa substância no sangue levam a baixos níveis de cálcio sérico, uma condição chamada hipocalcemia. Em cães, há uma predileção por hipotireoidismo em Poodles toy,...