Principais defeitos da fundição

FACULDADE ANHANGUERA


Curso de Gestão da Produção Industrial





PRINCIPAIS DEFEITOS NA FUNDIÇÃO











Jundiaí – SP
Abril/2013
OS PRINCIPAIS DEFEITOS DE FUNDIÇÃODefeitos devido aos moldes
Pode-se definir defeito em peça fundida ou defeito de fundição como sendo qualquer desvio em relação à qualidade especificada para a peça fundida. Esse termo não abrange,normalmente, a composição química e a qualidade metalúrgica da peça, mas principalmente os aspectos relacionados a:
• sanidade interna da peça fundida ou ausência de descontinuidades como vaziosproduzidos por contração ou gás, trincas, inclusões etc.
• precisão dimensional ou geometria da peça fundida.
• estado da superfície ou acabamento superficial.
A qualidade do molde pode ter influênciadireta sobre estes três aspectos da qualidade da peça fundida e, algumas vezes, sobre a sua qualidade metalúrgica. O conhecimento desses mecanismos não tem a finalidade de meramente satisfazer umacuriosidade
científica, mas indica os fatores que determinam o aparecimento dos defeitos e, consequentemente, os meios de saná-los.
O mecanismo de formação de um determinado defeito só pode ser consideradocomo dominado se, aqualquer momento, for possível reproduzir esse defeito não só quanto ao tipo, mas também quanto àintensidade.
Devido à diversidade de peças produzidas em uma fundição, é prudenteque a formulação e o processamento da areia de moldagem e dos moldes proporcionem uma certa segurança, de modo que pequenas e inevitáveis variações no processo não ocasionem o aparecimento de defeitos.A definição dessa margem de segurança só será possível se os mecanismos que causam os defeitos forem perfeitamente conhecidos.
Algumas fundições utilizam-se desses conhecimentos para criar certaspeças em que algumas das solicitações impostas ao molde são exageradas. Periodicamente, a areia do sistema é usada para moldar uma dessas peças, podendo-se, assim, detectar a tempo, variações...
tracking img