Principais cultivares de manga para as condições do vale do são francisco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Espada
Rosa
Haden
Keitt
Kent
Tommy atkins
Palmer
Van dyke
Principais cultivares de manga para as condições do vale do São Francisco
A escolha da variedade de manga a ser plantada deve estar relacionada com as preferências do mercado consumidor, o potencial produtivo da variedade para uma dada região, as limitações fitossanitárias e de pós-colheita da variedade, e principalmente atendência em médio prazo do tipo de fruto a ser comercializado. Sendo a mangueira uma planta com longo período juvenil, a escolha da variedade errada poderá significar enormes prejuízos em curto prazo. Assim, a escolha da variedade é considerada um dos fatores econômicos mais importantes para o estabelecimento competitivo da mangicultura. 
As variedades mais indicadas são as que apresentam altaprodutividade, coloração atraente do fruto, preferencialmente avermelhado, polpa doce, com oBrix superior a 17%, pouca ou nenhuma fibra, além da resistência ao manuseio e ao transporte para mercados distantes. Outras qualidades também desejáveis são porte reduzido da copa, regularidade de produção e a resistência a doenças como malformação floral, antracnose e lasiodiplodia, além da baixa incidência decolapso interno da polpa. Esse ideótipo de mangueira, como os melhoristas costumam referir-se ao tipo ideal e desejado de uma variedade, com certeza não está ainda disponível. Compete ao mangicultor procurar a variedade que associe o maior número de características desejadas, ou que pelo menos atenda ao maior número de características desejadas pelo mercado consumidor. 
Atualmente, a Tommy Atkins éa variedade mais produzida e a que possui a maior participação no volume comercializado no mundo, devido principalmente a sua coloração intensa, produções elevadas e resistência ao transporte a longas distâncias. No Brasil, principalmente, na região do vale do São Francisco, os plantios comerciais incorrem em sérios riscos biológicos (pragas e doenças) e econômicos devido à concentração da maiorparte da produção basear-se em apenas um cultivar. Desta forma, a diversificação de cultivares comerciais é de fundamental importância para proporcionar maior sustentabilidade ao agronegócio da manga na região.
Com relação ao porta-enxerto, as características principais desejáveis em uma variedade para ser usada como tal, são: vigor; elevada produção; adaptação à região onde se pretende implantaro pomar; poliembrionia; tolerância ou resistência às principais doenças e sistema radicular bem desenvolvido. A escolha do porta-enxerto, varia de uma região para outra, em função da disponibilidade de sementes, e boa compatibilidade com as variedades comerciais. Assim, a variedade mais utilizada como porta-enxerto na região do Submédio São Francisco é a ‘Espada’.
A seguir são apresentadas edescritas as principais cultivares de mangas para as condições do Vale do São Francisco com grande potencial para o mercado interno e/ou externo.
Espada | |
Uma das variedades brasileiras mais antigas e comuns. A árvore é muito vigorosa, porte elevado e muito produtiva. O fruto é verde intenso ou amarelo esverdeado, de tamanho médio (em torno de 300 g), com casca lisa e espessa. A polpa tem muitafibra e coloração amarelada. Possui sabor de regular para bom (em torno de 18º Brix) e tem lugar de destaque no mercado interno; responde ao manejo da indução floral com o uso de paclobutrazol. É muito utilizada como porta-enxerto e a semente é poliembriônica, coberta com fibras (Fig. 1).
Foto: Embrapa Semi-Árido
|
Fig. 1 - Espada
 
Rosa | |
A exemplo da ‘Espada’ é uma das variedadesbrasileiras mais conhecidas. A árvore possui porte médio, de crescimento lento e copa arredondada. O fruto varia de amarelo para rosa-vermelho, peso médio em torno de 350 g. A casca é espessa e lisa; a polpa é amarelo ouro e moderadamente suculenta, fibrosa e de bom sabor (21,8º Brix). A semente é poliembriônica. Suscetível a antracnose. Cultivar importante no mercado do Distrito Federal, sendo...
tracking img