Principais cortes comerciais em ovinos e sua correlação com base na miologia

1900 palavras 8 páginas
1948815401955
ESCOLA DE MEDICINA VETERINARIA E ZOOTECNIA – UFBA
MANOEL DA COSTA FALCÃO NETO
CORTES CÁRNEOS E SEUS MÚSCULOS SALVADOR - BA OUTUBRO - 2014
ÍNDICE
INTRODUÇÃO ............................................................................. 1 RESUMO LITERÁRIO .................................................................. 2 CORTES COMERCIAIS E CORRELAÇÃO MUSCULAR ............ 6 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ................................................... 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
MANOEL DA COSTA FALCÃO NETO
CORTES CÁRNEOS E SEUS MÚSCULOS
Trabalho acadêmico com função de apurar os conhecimentos em miologia, cortes comerciais e correlação muscular dos discentes da matéria de Anatomia, no curso de Zootecnia, turma 2014.2, da Universidade Federal da Bahia.
Orientadora: Adriana Jucá
SALVADOR-BA
OUTUBRO-2014 INTRODUÇÃO
Neste trabalho estarei conceituando miologia para aprimorar os conhecimentos sobre o estudo dos músculos e como estes são conceituados em relação a cortes comerciais em ovinos.
Devemos saber que a qualidade do músculo depende muito do seu posicionamento no animal, pois, isso influi na maciez, que é um aspecto primordial na comercialização de tal produto. O tecido muscular dos órgãos torácicos, pescoço e abdômen, que por ser mais solicitados na locomoção ou na sustentação de estruturas pesadas, deixam de apresentar a mesma maciez de outros músculos não tão solicitados, perdem prestigio. Por este motivo se da a importância de entender o posicionamento e a utilização de cada músculo(s) que dará origem ao corte de carne comercial.
Com isso, a finalidade deste trabalho se da para demonstrar o conceito de miologia e demonstrar de que modo o zootecnista vai utilizar o conhecimento da nomenclatura e inserção de músculos sem falar do conhecimento miológico em si.
RESUMO LITERÁRIO

Relacionados

  • Projeto Carroceiro Cidadão
    51947 palavras | 208 páginas