Principais conceitos do estado moderno, azambuja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os principais conceitos do Estado moderno que podemos observar, estudados em Azambuja e no texto de apoio de Gerster são:
Homem
No mundo moderno, o homem, desde que nasce e durante toda a suaexistência, faz parte, simultânea ou sucessivamente, de diversas instituições ou sociedades, formadas por indivíduos ligados pelo parentesco, por interesses materiais ou por objetivos espirituais. Elas têmpor fim assegurar ao homem o desenvolvimento de suas aptidões físicas, morais e intelectuais, e para isso lhe impõem certas normas, sancionadas pelo costume, a moral ou a lei.
Sociedade Política
Háuma sociedade que tem sobre as outras uma proeminência decorrente da obrigatoriedade dos laços com que envolve o indivíduo; é a sociedade política, o Estado.
Sociedade é a união moral de seresracionais e livres, organizados de maneira estável e eficaz para realizar um fim comum e conhecido de todos. O Estado, portanto, é uma sociedade, pois se constitui essencialmente de um grupo de indivíduosunidos e organizados permanentemente para realizar um objetivo comum. E se denomina sociedade política, porque, tendo sua organização determinada por normas de direito positivo, é hierarquizada naforma de governantes e governados e tem uma finalidade própria, o bem público.
Estado
O Estado moderno é a organização político-jurídica de uma sociedade para realizar o bem público, com governopróprio e território determinado, e que pretende nos limites do território que lhe é reconhecido, a supremacia sobre todas as demais instituições. De fato, é o supremo e legal depositário da vontade sociale fixa a situação de todas as outras organizações. O Estado aparece aos indivíduos e sociedades como um poder de mando, como governo e dominação. Suas decisões obrigam a todos os que habitam o seuterritório. Os seus objetivos são os de ordem e defesa social. Para atingir essa finalidade, que pode ser resumida no conceito de bem público, o Estado emprega diversos meios, que variam conforme as...
tracking img