Principais conceitos do behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Explique os principais conceitos do behaviorismo:
- reforço ( positivo e negativo );
- punição

John Watson em 1913, desenvolveu o behaviorismo (ou comportamentalismo), baseando-se no funcionalismo, o método experimental e o condicionamento de Pavlov e o associacionismo para construir seu saber.
Buscava construir uma psicologia com método experimental e analítico,sem alma oumente a fim de romper de vez com a filosofia, com a intenção de ter o comportamento como o objeto da psicologia.
O mais importante behaviorista depois de Watson foi B. F. Skinner, que buscou trabalhar com o comportamento operante, através de uma filosofia da ciência do comportamento, que ele chamou de behaviorismo radical, que visa sua análise experimental.

Reforço é toda e qualquerconseqüência que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência de uma resposta.
O reforço positivo é todo evento que aumenta a probabilidade de uma resposta futura que o produz, ou seja um reforço positivo aumenta a possibilidade de um comportamento pela presença (positividade) de uma recompensa que é um estímulo , as pessoas tendem a apresentar maior motivação e produtividadequando obtém reconhecimento por seus esforços. Podemos comprovar isso cotidianamente, um exemplo é quando uma criança não quer vestir um agasalho e você promete que lhe dará uma bala. Em outras situações, quando você lhe disser para vestir o agasalho, provavelmente o vestirá logo, esperando ganhar a bala que, neste caso, funcionou o reforço, enquanto que o reforço negativo é todo evento que aumenta aprobabilidade de uma resposta futura que o remove ou atenua, isto é, um reforço negativo também aumenta a possibilidade de um comportamento pela ausência (retirada) de um estímulo aversivo (que cause desprazer) após o organismo apresentar o comportamento pretendido O reforçamento positivo oferece algo ao organismo; o negativo permite a retirada de algo indesejável.
Os dados de pesquisas mostramque a supressão do comportamento punido só é definitiva se a punição for extremamente intensa, isto porque aquilo que se pune, as causas, não são alteradas com a punição. A punição não altera a motivação; só suprime temporariamente a resposta.
Assim, se o behaviorismo de Watson indicava a punição como mecanismo de controle do comportamento, os skinnerianos apontam que a punição, ao invés deexpulsar novos comportamentos, produz apenas respostas de esquiva e fuga. Essencial aí é compreender que o comportamento continua aí como potência, estando apenas impedido de ser realizado. O que Skinner propõe é que apenas os estímulos positivos são capazes de eliciar uma mudança mais efetiva no comportamento. As punições fazem com que os indivíduos apenas tornem-se especialistas em fuga e esquiva.No reforçamento negativo, destacam-se dois processos:
A esquiva é um processo no qual os estímulos aversivos condicionados e incondicionados estão separados por um intervalo de tempo, permitindo que o indivíduo execute um comportamento que previna a ocorrência ou reduza a magnitude do segundo. Como exemplo podemos falar da relação entre o motor do dentista e a antecipação da dor. Desviar orosto é esquivar-se dela. Quando os estímulos ocorrem nessa ordem, o primeiro torna-se um reforçador negativo condicionado (aprendido) e a ação que o reduz é reforçada pelo condicionamento operante. As ocorrências passadas de reforçadores negativos condicionados são responsáveis pela esquiva. Já a fuga é quando o comportamento reforçado é aquele que termina com um estímulo aversivo já em andamento. Adiferença é sutil , se posso colocar as mãos nos ouvidos para não escutar o estouro de um rojão, este comportamento é de esquiva, pois estou evitando o segundo estímulo antes que ele aconteça. Mas se o rojão começa a pipocar e só então reajo, pode-se falar em fuga.

2. Descreva como o reforço pode ser utilizado na sala de aula para auxiliar o processo de ensino aprendizagem.

O uso...
tracking img