Principais conceitos de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Principais conceitos de marketing
Todas as organizações precisa criar utilidade para que possam sobreviver. O projecto e o marketing de bens, serviços e ideias que satisfaçam que necessidades constituem o fundamento para a criação de utilidade.
O que é Marketing?
Em Gestão, Marketing é o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assimcomo a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. Ou seja o processo de planejar e executar a concepção. Preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviço para criar trocas que satisfaçam objectivos individuais e organizacionais.
1.1. Origem do marketing
A essência do marketing e o processo de troca, em que duas ou mais parte ser dão algo devalor, com o objectivo de satisfazer necessidades reciprocas. Troca e a origem da actividade do marketing
A evolução do papel do marketing
Embora o marketing tenha sido sempre uma parte dos negócios, sua importância variou muito ao longo do tempo.
Era Período aproximado Atitude predominante
Produção venda Antes dos anos 20
Antes dos anos 50 “ um produto bom se venderá por si mesmo’’
‘’Propaganda e venda criativas vencerão a resistência do consumidor e os convencerão a compra
Marketing Segunda metade do século XX ‘’O consumidor é o rei! Busque uma necessidade e satisfaça-a’’

Em 1925, maioria das empresas estava voltada para a produção os fabricantes davam ênfase a produção de mercadorias de qualidade e então procuravam quem as comprasse. O apóstolo desta abordagem para asoperações comerciais foi Frederick W. Taylor, cujo livro princípios da Administração científica foi amplamente lido e aceite mais tarde autores como Frank e lilian Gilbreth os criadores da analise do movimento desenvolveram os conceitos básicos de Taylor.
Entre 1925 e o inicio dos ano 50 , as técnicas de produção nos estados unidos e em outros países altamente industrializados se sofisticaram ea produção cresceu. Os fabricantes passaram a enfatizar mais as eficazes de venda para encontrar compradores para os seus produtos.
O rendimento pessoal e a demanda de mercadorias e serviços por parte do consumidor caíram abruptamente durante a grande depressão no inicio dos anos 30, conferindo ao marketing um papel mais importante. A sobrevivência das organizações exigia que osadministradores analisassem maior atenção os mercados a que se destinavam seus produtos e serviços.
Esta tendência foi interrompida pela eclosão da segunda guerra mundial, quando racionalmente e escassez de consumo tornaram-se lugares-comum. Os anos da guerra ,contudo, representaram apenas uma pausa na tendência emergente que deu prioridade ao conceito de marketing.
2. Os objectivos de marketing
Seusobjectivos de marketing devem ser os meios para atingir seus objectivos de vendas. Trabalhando através dos dados de mercado-alvo e de segmento de mercado, você vai determinar objectivos de marketing que abordem cada grupo. Seus objectivos de marketing seguem as mesmas regras que os objectivos de vendas e devem ser mensuráveis, quantificáveis (o que significa que há um valor atribuído para cada um) ecom prazo específico.
Você deve ter um objectivo de marketing que trate de cada grupo em seu mercado-alvo. Por esta razão, você precisa ter bons dados sobre o tamanho de seu mercado, mercado potencial e a sua base de clientes actual. Para estes dados, acrescente informações tais como, oportunidades reconhecidas, índices de compra dos seus clientes e outras questões comportamentais. Estasinformações o ajudarão a estimar os números que você precisa para anexar aos seus objectivos de marketing.
Por exemplo, imagine este ambiente:
1. Você sabe que cada um dos seus 2.500 clientes comprou uma média de 2,5 de seus produtos no ano passado.
2. Você também identificou um novo mercado de 3.500 clientes em potencial (de acordo com sua percentagem actual de participação de mercado) que você estima...
tracking img