Principais componentes de um computador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 16 (3764 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 17 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO PAULA SOUZA
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL SÃO MATEUS

Aldair Fernandes Santos do Nascimento Nº 1
Jackson Ferreira da Silva Nº19

TRABALHO PÓS VIDEO

São Paulo - SP
1º semestre de 2011
CENTRO PAULA SOUZA
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL SÃO MATEUS

Aldair Fernandes Santos do Nascimento Nº 1
Jackson Ferreira da Silva Nº19

TRABALHO PÓS VIDEO

São Paulo - SP
1º semestre de 2011

SumárioIntrodução 5
Principais componentes de um Computador 5
Placa-Mãe 5
Processadores 5
Memória RAM 5
HD (Hard Disk) 6
Fonte de alimentação 6
Tipos de sistemas operacionais 6
Sistema operacional de tempo real 6
Monousuário, monotarefa 7
Monousuário, multitarefa 7
Multiusuário 7
Software proprietário 7
Software livre 7
Software de autoria 8
Linguagens de autoria 8Sistemas de autoria 8
Mainframe 8
Sistemas de Mainframe 9
Subsistemas de Mainframe 9
Sistema Embarcado 9
Servidor 10
Spyware 10
Firewall 11
Antivírus 11
Como o vírus é criado 12
Web 2.0 12
Conclusão 12
Referências bibliográficas 13

Introdução

O computador é utilizado em tudo e para tudo nos dias de hoje, mas poucos o conhecem de dentro para fora, os diferentes modelos, comofuncionam e como os proteger.

Nesse conteúdo iremos identificar e detalhar um pouco de cada aspecto do computador desde as “peças” ao avanço que ocorrem nos softwares que utilizamos no dia a dia.

Principais componentes de um Computador

Placa-Mãe
Também conhecida como “motherboard” ou “mainboard”, a placa-mãe é, basicamente, a responsável pela interconexão de todas as peças que formam ocomputador. O HD, a memória, o teclado, o mouse, a placa de vídeo, enfim, praticamente todos os dispositivos, precisam ser conectados à placa-mãe para formar o computador. As placas-mãe são desenvolvidas de forma que seja possível conectar todos os dispositivos quem compõem o computador.

Processadores
O processador é um circuito integrado que realiza funções de cálculo e tomada de decisão de umcomputador, por isso é considerado o cérebro do mesmo. Também pode ser chamado de Unidade Central de Processamento (em inglês CPU: Central Processing Unit).

Nos desktops encontra-se alocado dentro do gabinete juntamente com a placa-mãe e outros elementos de hardware.

Os processadores ocupavam grandes espaços físicos. Com o progresso da microeletrônica, a válvula foi substituída pelotransistor, e este por sua vez, permitiu integração em alta escala, originando os microprocessadores.

Os processadores trabalham apenas com linguagem de máquina (lógica booleana). Realizam as seguintes tarefas:
• Busca e executa instruções existentes na memória. Os programas e os dados que ficam gravados no disco, são transferidos para a memória. Uma vez estando na memória, o processador podeexecutar os programas e processar os dados.
• Controla todos os chips do computador

Memória RAM
RAM é a sigla para Random Access Memory (memória de acesso aleatório). Este tipo de memória permite tanto a leitura como a gravação e regravação de dados. No entanto, assim que elas deixam de ser alimentadas eletricamente, ou seja, quando o usuário desliga o computador, a memória RAM perde todos osseus dados. Existem dois tipos de memória RAM: estáticas e dinâmicas:
• DRAM (Dynamic Random Access Memory): Geralmente são armazenadas em cápsulas CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductor). Memórias desse tipo possuem capacidade alta, isto é, podem comportar grandes quantidades de dados. No entanto, o acesso a essas informações costuma ser mais lento que o acesso às memórias estáticas.As memórias do tipo DRAM costumam ter preços bem menores que as memórias do tipo estático. Isso ocorre porque sua estruturação é menos complexa, ou seja, utiliza uma tecnologia mais simples, porém viável;
• SRAM (Static Random Access Memory): São muito mais rápidas que as memórias DRAM, porém armazenam menos dados e possuem preço elevado se compararmos o custo por MB. As memórias SRAM...
tracking img