Principais causas das dificuldades de aprendizagem e tratamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E DE QUE FORMA O PSICOPEDAGOGO PODE AUXILIAR A CRIANÇA QUE APRESENTA TAIS DIFICULDADES

De acordo com o texto proposto para estudo,observamos que existem diversos fatores que podem contribuir para a dificuldades de aprendizagem na criança, dentre eles: específicos, emocionais, orgânicos e ambientais.
Dentre as principais causasdessas dificuldades de aprendizagens estão as Hereditárias (TDAH- transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/ DISLALIA- distúrbio da fala / DISLEXIA- distúrbio no transtorno de aprendizagem naleitura, escrita e soletração entre outros...); Pré-natais (uso de álcool ou droga durante a gravidez, parto complicado, anoxia etc) e Pós-natais (tumores, derrames cerebrais, substâncias tóxicasentre outros). Podemos ir mais além citando a falta de estímulo dos pais e professores em determinados pré-requisitos necessários à alfabetização da criança; transtornos emocionais, a superproteção dospais; dar respostas prontas impedindo que a criança reflita; métodos de ensino sistematizado pela escola que a criança não consegue se adequar e etc.
Após o diagnóstico apresentado, é aconselhável queo psicopedagogo trabalhe em equipe com família, escola e profissionais da área na busca de um melhor resultado, entretanto ele realizará diversas atividades específicas individuais com a criança como:de leitura e escrita, jogos psicopedagógicos, desenhos, contação de história entre outras que forem oportunas... Sempre mediando, e intervindo quando necessário entre a criança e seu objeto deconhecimento, no sentido de facilitar a criança entrar em contato com essas suas reações.
Cabe ressaltar que esse tipo de trabalho deve ser realizado em um ambiente com recursos técnicos adequados e aomesmo tempo agradáveis para que a criança se sinta motivada e adquira confiança no psicopedagogo a ponto de reagir ao tratamento demonstrando suas dificuldades.

Sugestões de atividades especificas...
tracking img