Principais autores do pensamento didático

Páginas: 6 (1433 palavras) Publicado: 26 de abril de 2011
Nome: Cleiton Ferreira da Silva - RA: 4144866 - Curso: História
Profª: Bernadete - Disciplina: Didática
Data: 25/10/10 – 4º Semestre

TRABALHO DE DIDÁTICA (0 A 3,0 PONTOS)

Pesquisar o pensamento didático dos seguintes autores: Comenius, Herbart, Dewey, Montessori, Decroly, Lourenço Filho, Freinet, Paulo Freire e Neill (Escola de Summerhill).

COMENIUS
Em sua principal obra, Didáticamagna, Comenius proclama a possibilidade e a necessidade de “ensinar tudo a todos” mediante a adoção de um método único e universal que abreviaria o trabalho do professor e tornaria mais acessíveis os conhecimentos para os alunos.
Ele foi um defensor de uma educação universal que chegasse inclusive às mulheres, onde foi um pioneiro. Comenius afirmava que os seres humanos, se fossem bem educados,poderiam se tornar seres mais perfeitos e capazes de se redimir.
A missão do professor é de tornar o homem diferente, através da arte de ensinar. O método de Comenius começa das impressões sensoriais e procura as causas para os fenômenos a serem aprendidos. Esta é uma didática centrada na razão, na busca dos princípios gerais, na observação da natureza, das semelhanças e diferenças entre osfenômenos.
Então, pode-se afirmar que a didática de Comenius tem relação com o grande empreendimento coletivo dos intelectuais europeus do século XVII de construção de uma explicação científica e racional do mundo, em que estiveram envolvidas figuras como Galileu, Descartes e Bacon.

HERBART
Ele propôs uma pedagogia que se pretendia apresentar, como uma ciência da educação de verdade. Na visão deHerbart, a educação trata-se de controlar a criança para depois submetê-las às regras do mundo adulto. Logo, pode começar a instrução, que deve estar baseado no estímulo e no desenvolvimento dos interesses.
Através do controle e da instrução, o aluno adquire a disciplina, formando o seu caráter e a sua capacidade de juízo moral. O método didático de Herbart está baseado na estruturação dosconteúdos escolares em pequenas unidades para que possam ser desenvolvidas ao longo da duração de uma aula. O autor propõe que a aula se estruture sempre da mesma forma, seguindo os cinco passos descritos abaixo:
Preparação, Apresentação, Comparação ou assimilação, Generalização e Aplicação.

DEWEY
A pedagogia de Dewey está baseada nas noções de experiências e da atividade. Ele era contra asproposições de Herbart, e confirmava que só se podia aprender aquilo que correspondia a um interesse verdadeiro e espontâneo, que conecta o indivíduo ao objeto do conhecimento. Para Dewey, esse interesse só se manifesta durante a realização de uma atividade iniciada espontaneamente pela pessoa. Quando a atividade está sendo realizada, aparece um obstáculo que acaba impedindo a continuidade da ação e queprecisa ser superado. Importante salientar que na busca dessa superação é que se localiza o interesse de verdade, e o processo educativo tem que se ocupar de oferecer meios e oportunidades para que os alunos consigam superar, por eles mesmos, a dificuldade inicial mediante um processo de investigação que se aproxima dos procedimentos de pesquisa do cientista.
Então, para Dewey, a educação deveconsistir numa reconstrução ativa pela criança da experiência humana. Ele afirmava ainda que, essa educação ativa, voltada para a prática e fundada nos interesses espontâneos da criança, seria a mais adequada ao desenvolvimento de seres humanos e cidadãos adequados à vida na sociedade moderna, esta marcada pelas mudanças tecnológicas e sociais e pela emergência da democracia.
O modo de estruturar oensino de Dewey também corresponde a cinco passos, descritos abaixo:
Atividade, Problema, Dados, Hipótese e Experimentação.
De acordo com o autor, o ensino desenvolvido com base nesse esquema reproduziria as etapas do método científico, que, assim, acabaria sendo apropriado pelos alunos, de tal modo que o conhecimento não derivaria de uma transmissão do professor ou formulação e teste de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pensamento didático
  • A Economia Pol Tica Cl Ssica E O Pensamento De Seus Principais Autores
  • Principais pensamentos.
  • Principais autores do parnasianismo
  • Principais autores da Literatura Brasileira
  • Romantismo e seus principais autores
  • Principais autores do Trovadorismo
  • Fichamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!