Principais autores da sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5744 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE


1. Introdução

2. Auguste Comte
1.1 Pensamento
1.2 Principais Obras

3. Émile Durkheim
2.2 Pensamento
2.3 Principais Obras

4. Karl Marx
3.1 Pensamento
3.1.1 Materialismo Histórico
3.1.2 Existencialismo
3.1.3 A Luta de Classes
3.2 Principais Obras

5. Max Weber
4.1 Pensamento
4.2 Principais Obras

6. Conclusão

7. Referências BibliográficasINTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo esclarecer e suprir as dúvidas referentes a autores clássicos e que foram agentes históricos responsáveis pelo surgimento da Sociologia como ciência. Dentro deste, estão descritos os pensamentos, obras e trechos que descrevem qual foi o contexto do surgimento da Sociologia e quais os principais métodos que são usados até hoje para descrever os acontecimentose tentar solucionar problemas da sociedade, como também qual a relevância histórica dos autores.























“Saber para prover a fim de poder.”
- Auguste Comte
AUGUSTE COMTE (1789-1857)

Auguste Comte nasceu em Montpellier na França em 19 de Janeiro de 1789, e faleceu em Paris em 5 de Setembro de 1857.
Considerado o pai da Sociologia, aos dezesseisanos, Comte ingressou na Escola Politécnica de Paris, onde teve influência significativa no seu pensamento posterior. Em carta de 1842 a John Stuart Mill (1806-1873), Comte fala da Politécnica como a primeira comunidade verdadeiramente científica, que deveria servir como modelo de toda educação superior. A Escola Politécnica tinha sido fundada em 1794, como fruto da Revolução Francesa e dodesenvolvi¬mento da ciência e da técnica, resultante da Revolução Industrial. Embora permanecesse por apenas dois anos nessa escola, Comte ali recebeu a influência do trabalho intelectual de cientistas como o físico Sadi Carnot, (1796-1832), o matemático Lagrange (1736 -1813) e o astrônomo Pierre Simon de Laplace (1749-1827).
Saindo da Escola Politécnica em Agosto de 1817, Auguste Comte aceitou o lugar desecretário particular de Claude-Henri de Saint-Simon. A conjugação das influências politécnicas e dos estudos a que se consagrava Saint-Simon era um esboço do programa positivista a que Comte iria dar sequência. Saint-Simon foi também o primeiro filósofo a ver claramente a importância da organização econômica na sociedade moderna, e cujas ideias Comte absorveu, sistematizou com um estilo pessoal edifundiu. Em 1824 Comte desentendeu-se com Saint-Simon por questões de autoria legítima de ensaios que Comte devia publicar. A solução, que Comte considerou injusta, foi que cem cópias do trabalho saíram sob o nome de Comte, enquanto mil cópias, intituladas Catechisme des Industriels indicavam a autoria de Henri de Saint-Simon. Outra causa do rompimento foi, ironicamente, Comte desdenhar a ideiade um paradigma religioso no projeto de Saint Simon, ele, Comte, que depois haveria de adotar essa ideia proclamando a si mesmo como sumo sacerdote da humanidade.
Comte também foi inspirado por Francis Bacon, Galileu Galilei e René Descartes; também era leitor assíduo de Condocert (1743-1794) a quem atribui a inspiração sobre a Lei dos Três Estados e a ideia sobre o desenvolvimento da humanidade,em que os descobrimentos e invenções da ciência e da tecnologia desempenhavam papéis preponderantes, fazendo o homem caminhar para uma era em que a organização social e política seria produto das luzes da razão. Pretendia fazer uma síntese da produção científica, ou seja, verificar aquilo que havia sido acumulado em termos de conhecimento, bem como os métodos das ciências já existentes, como osda matemática, da física e da biologia. Ele queria saber se os métodos utilizados nessas ciências, os quais já haviam alcançado um “status” de positivo, poderiam ser utilizados na física social, denominada, por ele de Sociologia.


PENSAMENTO

Este pensador era de uma linha positivista, o que quer dizer que acreditava na superioridade da ciência e no seu poder de explicação dos...
tracking img