Principais autores da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FÁBIO BESTA

Fábio Besta nasceu em Teglio de Valtellina, na Lombardia, em 17 de janeiro de 1845, filho de uma família humilde.
Em 1868 graduou-se contador o permitindo com que em 1872,pudessededicar-se à docência na Escola Superior de Comércio de Veneza.
Em 1919 deixou a docência e mudou-se para a cidade de Treviso de Sondrio, onde morreu com 77 anos de idade.
Em 1891, Fábio Besta inicia aera do controladorismo sendo considerado o primeiro e é o maior contador moderno. Ele desenvolveu a teoria materialística das contas.
Desenvolveu os conceitos de “controle” antecedente, concomitantee subseqüente.
A primeira obra de Besta de que se tem notícia é Sullacapitalizzazione continua degliinteressi, vencedora de um concurso de matemática financeira em 1872.
Em 1880, apresentou umtrabalho chamado de La Ragioneria. No qual defendia a idéia de que o controle econômico é o objetivo de estudo da Contabilidade, ou seja, o estudo e a constrição dos fatos administrativos.
Embora não atenha completado a primeira grande obra de Besta foi Corso diRagioneria.
Escreveu, também, ContabilitàdiStato, que cita somente a Contabilidade pública.
GIUSEPPE CERBONI

Era um personalistaGiuseppe Cerboniidealizou a Logismografia , um método o qual se poderia realizar o fechamento contabilístico com mais facilidade. “Logismo” significa conta, registro, inscrição; e “grafia”, sinônimo dedescrição, demonstração. Ou seja, uma “descrição de contas” ou uma representação gráfica dos mesmos símbolos. Na sua época, a Logismografiafoi considerada o melhor método de aplicação para o fechamento debalanços, especialmente, na área pública.

Para Cerboni podia se considerar o ativo como um direito do patrimônio, e o passivo uma obrigação. Sem deixar de considerar as mutações dos mesmos, com osrespectivos custos, despesas, receitas, e fundo patrimonial, ou situação líquida. O grande problema do autor é que misturava conteúdos errôneos em sua teoria. Visualizava ela e um tom jurídico....
tracking img