Principais atribuiçõrs das normas brasileiras de contabilidade

377 palavras 2 páginas
Principais atribuições das normas brasileiras de contabilidade

As Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) constituem-se num conjunto de regras e procedimentos de conduta que devem ser observados como requisitos para o exercício da profissão contábil, bem como os conceitos doutrinários, princípios, estrutura técnica e procedimentos a serem aplicados na realização dos trabalhos previstos nas normas aprovadas por resolução emitidas pelo CFC.
Editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, devem seguir os mesmos padrões de elaboração e estilo utilizados nas normas internacionais e compreendem as Normas propriamente ditas, as Interpretações Técnicas e os Comunicados Técnicos.
Classificam-se em Profissionais e Técnicas, sendo enumeradas seqüencialmente.
Estabelecem regras de exercício profissional, caracterizando–se pelo prefixo NBC – P e estabelecem conceitos doutrinários, regras e procedimento aplicados de Contabilidade, caracterizando-se pelo prefixo NBC – T.
As interpretações Técnicas são identificadas pelo Código da NBC a que se referem, seguido de hífen, sigla IT e numeração seqüencial.
A estrutura das Normas Profissionais é a seguinte: 2.3 – Da Temporalidade dos Documentos
2.4 – Da Retificação de Lançamentos
2.5 – Das Contas de Compensação
2.6 – Das Filiais
2.7 – Dos Balancetes
6.1 – Da Forma de Apresentação
6.2 – Do Conteúdo das Notas Explicativas
6.3 – Das Republicações
Normas Profissionais de Auditor Independente
Estabelecem as condições de competência técnico-profissional, de independência e de responsabilidade na execução dos trabalhos, de fixação de honorários, de guarda de documentação e sigilo, e de utilização do trabalho do auditor interno e de especialistas de outras áreas.
Normas Profissionais do Perito Contábil
Estabelecem as condições de competência técnico-Profissional, de independência e de responsabilidade na execução dos trabalhos, de impedimentos, de recusa de trabalho, de fixação de honorários, de sigilo e

Relacionados