Principais aspectos das obras de martins pena

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRINCIPAIS ASPECTOS DAS OBRAS DE MARTINS PENA
Maikon Bruno Giehl

Neste trabalho, partiremos de um ponto comum ocorrentes nas obras lidas e analisadas em sala de aula, bem como discorrer sobre esta temática que, neste caso, a malandragem, a usura, da qual algumas personagens se constituem enquanto caráter pessoal.
Logo na primeira semana de aula, estudamos as obras de Martins Pena, da qual oautor escreveu essas obras baseada em cenário de teatro. As obras a serem estudadas foram; Quem casa quer casa, O caixeiro da taverna, Judas no sábado de aleluia e O Noviço.
Em um contexto geral sobre as obras de Martins pena, enquanto constituição literária, e características das obras, podemos dizer que uma das características marcantes das obras de Martins Pena, é o fato de elas seremrepresentações de teatros, assim, distinguidas a partir das falas das personagens, da descrição do cenário, da existência do que chamamos de Rubrica, que era uma evolução da época em que foram escritas as obras, e que tinha como objetivo além de fazer com que o humor se destacasse, aproximar as personagens á sua platéia e ironizar as falas das personagens como se houvesse pensamentos. Nos textos essarubrica era representada pela palavra à parte, em que as personagens tinham pensamentos que eram ditos diretamente ao público. Se tratando de um teatro de arena, outro recurso de expressão que podemos observar, é o uso da metalinguagem, recurso este que através do qual o escritor interpela seu público, fazendo com que ele seja um elemento participante da peça e a existência do cômico, que expõe ospersonagens ao ridículo, criando situações em que as personagens sempre terão desavenças, sempre terá um conflito gerador para tais situações. O papel do cômico nas obras é o de fazer rir, mas, por traz dessa característica humorística, há algo sério, há algo para refletir, com efeito moralizante.
Outra característica muito marcante e evidente nas obras de Pena é o fato de o enredo se decorrergraças ao caráter de algumas personagens que, é algo muito marcante nas obras, assim como existência de um personagem malandro, que tenta através da usura se sobressair à custa de outros. Podemos perceber claramente em determinados trechos, em as personagens deixam evidente suas ambições, como no caso da obra “Quem casa quer casa”, em que a personagem Eduardo além de não fazer nada da vida enquantoprofissional, ainda vive com os sogros e não gosta de trabalhar, para ficar com seu instrumento para quem sabe uma dia se tornar uma grande artista, como podemos ver na fala de Eduardo “É esta a invenção que há de cobrir-me de glória e nomeada e levar meu nome à imortalidade... Ditoso Eduardo! Grande homem! Insigne artista!”. (pág. 14).
Sem falar que Fabiana, na peça “Quem casa quer casa”, mentepara seu filho dizendo que seu cunhado batia nela, tudo isso para ela,instigando seu filho Sabino a brigar com o cunhado, dizendo que este que a maltratou, e também sua irmã, tudo isso para que Sabino espancasse seu próprio cunhado, tudo isso como uma forma de vingança contra aquela que Fabiana não gostava.
“Fabiana- Pois então vai dar em teu cunhado, que espancou a tua mãe e a tua irmã.
Sabino –Espancou-as?
Fabiana – Vê como tenho os dedos roxos, e ela também”.

Em outra obra do mesmo autor, também presenciamos algumas cenas cômicas, em que as personagem atribuem-se da linguagem coloquial, usando palavras inconvenientes como vômito, escarro etc. entram em conflitos uns com os outros, graças a ambição. Assim, podemos observar na obra “O caixeiro da taverna”, que a personagem Manuel,era o verdadeiro malandro na obra, onde ele cria toda uma espécie de jogo, faz toda uma artimanha para conseguir atingir suas metas. Manuel mesmo depois de passar por diversas situações constrangedoras, como de mentir, de enganar, ele consegue se sobressair disso, conseguindo reverter toda sua situação e dar a volta por cima, fazendo com que os outros tenham pena dele, até conseguir o perdão...
tracking img