Princ Pios Fundamentais Da Contabilidad1

1098 palavras 5 páginas
Princípios Fundamentais da Contabilidade
A Contabilidade surgiu das necessidades que as pessoas tinham de controlar o que possuíam, gastavam, deviam e adquiriam. Procurando uma maneira de aumentar as suas posses.
Os princípios tiveram como ponto de partida a necessidade estabelecer um conjunto de conceitos, princípios e procedimentos que não seriam utilizados somente como elementos disciplinares, mas para fixar padrões de comparação e de credibilidade em função do reconhecimento dos critérios adotados para a elaboração das demonstrações financeiras. Assim aumentando a utilidade dos dados fornecidos.
A Contabilidade é uma ciência social, que está sujeita a influencia do ambiente em que atua. As práticas contábeis são fortemente afetadas pelos valores culturais, histórica, política, econômica e social.
Ao longo dos anos, vários critérios foram desenvolvidos , numa tentativa de normalizar e se chegar a uma melhor forma de controlar o patrimônio.
Assim, para entender melhor área de abrangência dos princípios fundamentais da contabilidade, consultamos o Aurélio para obter o significado da palavra “princípio”.
Significado: Começo, origem, fonte.
Física. Lei de caráter geral que rege um conjunto de fenômenos verificados pela exatidão de suas consequências: princípio da equivalência.
Regra da conduta, maneira de ver.
Regras fundamentais admitidas como base de uma ciência, de uma arte...
Pode-se dizer que princípio é aquilo que está determiado pela lei, norma e regra.
Os princípios Fundamentais da Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade.
De acordo com a Resolução 750 do CFC, os princípios Fundamentais da Contabilidade são:
1. O da Entidade
2. da Continuidade
3. O da Oportunidade
4. O do Regristo pelo Valor Original
5. O da Atualização Monetária
6. O da Prudência

O Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e a autonomia patrimônial, a necessidade de diferenciar um patrimônio

Relacionados