Princ pio de Funcionamento duma Central Hidroel ctrica

299 palavras 2 páginas
Princípio de Funcionamento duma Central Hidroeléctrica

Fig. 1 - Ciclo de produção de energia nas centrais hidroeléctricas.

A estrutura de uma Usina Hidroeléctrica é composta, basicamente, por barragem, sistema de captação e adução de água, casa de força e vertedouro, que funcionam em conjunto e de maneira integrada. Para produzir a energia hidrelétrica é necessário integrar a vazão do rio, a quantidade de água disponível em determinado período de tempo e os desníveis do relevo.
A barragem tem a função de interromper o curso normal do rio e permitir a formação do reservatório. Além de armazenar a água, eles permitem a formação do desnível necessário para a configuração da energia hidráulica, a captação de água no volume adequado e a regularização da vazão dos rios em períodos de chuva ou estiagem.
Os sistemas de captação e adução são formados por túneis, canais ou condutos metálicos que têm a função de levar a água até a casa de força. É nela que estão localizadas as turbinas, formadas por uma série de pás ligadas a um eixo conectado ao gerador. Durante o seu movimento giratório, as turbinas convertem a energia cinética (do movimento da água) em energia eléctrica, por meio dos geradores que produzirão a electricidade. Depois de passar pela turbina, a água é restituída ao leito natural do rio pelo canal de fuga. Os principais tipos de turbina são: Pelton, Kaplan, Francis e Bulbo. A turbina tipo Bulbo é usada nas usinas fio d´água por ser indicada para baixas quedas e altas vazões, não exigindo grandes reservatórios.
Por último, há o vertedouro. Sua função é permitir a saída da água sempre que os níveis do reservatório ultrapassam os limites recomendados. Em períodos de chuva, o processo de abertura de vertedouros busca evitar enchentes na região de entorno da central hidroeléctrica.

Relacionados