Princ da livre concorrencia

Páginas: 3 (586 palavras) Publicado: 12 de abril de 2013
Matriz de atividade individual
Módulo: 02 Título: Aluno: Marina Salzedas Giafferi Disciplina: Introdução à Economia Introdução Atividade: individual

Turma:

A Constituição Federal brasileira(artigo 170, inciso IV) institui como vertente o Princípio da Livre Concorrência, proporcionando uma menor intervenção do Estado na economia, haja vista que se adotou a lei da oferta e da demanda, naqual o preço estável e justo de um produto ou serviço é garantido pelo livre jogo das forças de mercado por meio da concorrência. Em resumo, a livre concorrência faz com que os fornecedores de bensmantenham seus preços em valores baixos a fim de que seus clientes não consumam os produtos de outras empresas. Deste modo, buscam um maior lucro não com o aumento de preço do produto, mas sim com acriação de diferentes formas de produzir com menor custo. Além disso, as empresas, buscando mercado, preocupam-se mais em satisfazer seus clientes, investindo mais em qualidade e atendimento. Neste contexto,a concorrência entre as empresas não pode ser restringida ou arruinada por empresas com poder de mercado, o que é vedado pela legislação brasileira. Por isso, é vedada a formação de cartéis, queconsistem, simplificadamente, é um acordo entre fornecedores de produtos ou serviços similares, que seriam concorrentes entre si, mas que se comunicam secretamente e fixam preços idênticos e elevados deseus produtos ou serviços, burlando a livre concorrência e evitando a competição, o que prejudica os consumidores e o mercado.
Setores com maior incidência de cartéis

A maior incidência de cartéisno Brasil são os setores de combustível e de aço. Mas não se pode também deixar de mencionar o setor de medicamentos. Importante ressaltar que geralmente a formação de cartéis ocorrem com produtos denecessidade.
Conseqüências dos cartéis para a economia brasileira

Tendo em vista que a livre concorrência garante preços menores ao consumidor, proporciona maior leque de produtos e de melhor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Livre Concorrencia
  • Livre concorrencia
  • Livre concorrência
  • Livre concorrencia
  • LIVRE CONCORRÊNCIA
  • O princípio da Livre Concorrência
  • livre concorrência no mercado de seguros
  • Ética e Livre Concorrência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!