Princípios norteadores do projeto político pedagógico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 17 (4085 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS PRINCÍPIOS NORTEADORES DO PROJETO POÍITICO PEDAGÓGICO

Autor (a): Amalia Catarina Petruci de Jesus*
Orientador: Prof. Ms Jussara Isabel Stockmanns**

RESUMO
A educação brasileira não se resume a professor e aluno na sala de aula, ela começa na direção, coordenação e envolve toda comunidade escolar. O presente estudo, através de pesquisa bibliográfica, tem o objetivo de relatar quaissão os princípios norteadores do Projeto Politico Pedagógico, que é um documento elaborado por todos os segmentos da escola para guiar a educação dos alunos. Os princípios norteadores do Projeto Político Pedagógico têm por finalidade deixar a construção dele mais clara à direção e docentes, que, anualmente, têm uma grande dificuldade em elaborá-lo. Para começar será retratado um pouco da história doProjeto Político Pedagógico no Brasil, mostrando qual foi à necessidade de criar esse documento, partindo para o conceito e a finalidade do mesmo. Expõe também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Constituição Federal de 1988 e o que dizem respeito sobre á construção do Projeto Político Pedagógico e seus princípios norteadores. É importante a construção coletiva do Projeto, o quemuitas vezes não acontece e é fundamental, pois ele é considerado um plano global, portanto deve envolver todos os segmentos da escola, além do papel essencial que representa na escola e comunidade.
Palavras-chave: projeto politico pedagógico; princípios norteadores; participação coletiva.

Introdução

Projeto Político Pedagógico, o plano global e a base da escola brasileira. Este documentoé de suma importância para um bom funcionamento das instituições escolares, pois nele consta todos os dados e ações de uma escola, além de ser um meio de liberdade de expressão da direção, coordenação e do corpo docente. O Projeto Político pedagógico é uma porta que dá direção para a escola e pode levá-la a realizar seus objetivos, contribuindo para uma educação de qualidade.
Todos os anos é umdesafio para a direção escolar elaborar o PPP (Projeto Político Pedagógico) e esse artigo tem o objetivo de indicar um auxílio, que além de facilitar é obrigatório, para sua construção. Esse auxílio são princípios norteadores, que além de ajudar na elaboração do PPP a orienta. Os princípios são exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (Lei 9394/96) e pela ConstituiçãoFederal de 1988 e devem fazer parte do PPP e do cotidiano escolar. Além dos princípios norteadores, as legislações citadas anteriormente também exigem a participação dos professores na construção do projeto, ou seja, uma participação coletiva para que o ensino brasileiro seja democrático.
O artigo “Os princípios norteadores do Projeto Político Pedagógico” busca esclarecer a construção do documentoatravés dos princípios norteadores, mostrando em quais legislações constam os princípios e como podem contribuir para a melhoria da educação brasileira.
O estudo, de pesquisa bibliográfica está dividido em quatro partes. A começar pela história do PPP, propósito, princípios norteadores e por fim cita um pouco sobre sua construção coletiva.

1. Projeto Político Pedagógico – História

Estaprimeira parte do trabalho é sobre a história do Projeto Político Pedagógico. A escola surgiu há muitos anos e o PPP não foi criado junto com ela. Desde a criação da escola, aconteceram inúmeras modificações, inovações para que a cada dia ela fosse um ambiente melhor, um lugar para as pessoas se transformarem em seres humanos melhores. O PPP é uma dessas modificações e inovações, que foi criado paraajudar com a tarefa educacional.
O PPP, (Projeto Político Pedagógico) como tratarei daqui para frente, foi criado na década de 80, quando o ensino público era voltado mais para a camada de maior prestígio da sociedade. E justamente por isso ocasionou em uma critica sociológica, que acabou desmoralizando o papel do estado em relação à educação brasileira. Sendo assim o estado foi “obrigado” a...
tracking img