Princípios gerais da economia unip

Princípios Gerais da Economia

Unidade I

1. PGE
* As necessidades da vida cotidiana tornam obrigatório o conhecimento sobre economia, independentemente da área profissional ou da formaçãoacadêmica. Em outras palavras, todos nós somos deparados com aspectos relacionados à formação de preços, às estruturas de mercado, às questões de escassez de bens e serviços, à inflação, ao desempenhode determinados setores da economia e aos níveis de desenvolvimento e o crescimento das nações.
* Em outubro de 2008, todos se chocaram com as notícias que anunciavam uma crise econômica deproporções tão imensas quanto as de quebra da bolsa americana em 1929.
* Delfin Netto, economista que, em vários momentos da história econômica brasileira, desempenhou papel de fundamentalimportância na formulação e na coordenação de políticas econômicas, em palestras proferida na Universidade Paulista, opinou que “estaríamos vivendo mais uma das tantas crises da história do capitalismo”.
*Entende-se por “ciência econômica” a ciência que investiga como fatores escassos de produção são alocados para a produção de bens e serviços que se destinam a saciar necessidades ilimitadas. Emcontrapartida, “economia de mercado” representa a forma pela qual, nas sociedades capitalistas, a reprodução material das sociedades passou a acontecer por meio de instituições orientadas para objetivoseconômicos.
* Na economia de mercado, toda a organização da produção é confiada aos mercados, que compõem um sistema autorregulado: indivíduos perseguindo apenas seu interesse pessoal ofertam edemandam mercadorias, fazendo com que estes bens alcancem um preço determinado. As decisões sobre o que e quanto produzir serão tomadas como base apenas nos preços informados pelos mercados, quesinalizam as expectativas de ganho em cada processo produtivo.
Adam Smith, século XVIII
* “ ‘Riqueza das nações’ um texto fundador, obra que marca uma mudança na natureza da reflexão sobre os temas...