Princípios de treinamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Princípios de Treinamento
O treinamento é um processo sistemático através do qual atletas melhoram seu preparo físico para atender às demandas de seu esporte. O treinamento é um processo progressivo e de longo prazo, e posiciona o atleta em seu nível adequado de preparo físico e condicionamento. Treinamento usa exercícios genéricos e específicos para desenvolver um atleta em seu esporte.Treinamento em ciclos: quebra, recuperação, super-compensação e formação (adaptação).Quando treinamos, causamos danos específicos a algumas células, e usamos recursos celulares (combustível, água, sais). Quando você sai da pista ou da piscina após treinar, você está mais fraco, e não mais forte. O nível de fraqueza depende da quantidade e da intensidade do exercício. Após a sessão de treinamento, se ocorpo receber descanso e alimentação adequados, ele se ajustará para super-compensar e se preparar para o próximo esforço.

-Acomodação: O princípio da acomodação diz que se o atleta aplicar um mesmo exercício , mesma carga por muito tempo ,ocorre decréscimo dos ganhos de desempenho. O programa de treinamento deve ser variado , precisamos ser criativos, os exercícios aplicados deve ser próximo damodalidade . O objetivo é diminuir o efeito da acomodação, para isso devemos modificar os treinamentos : Quantitativo: mudança da sobrecarga de treinamento . Qualitativo: Trocar exercícios.

-Especificidade: O princípio da especificidade diz que para um atleta obter um melhor resultado naquele esporte que ele está treinando, o seu treinamento deverá ser realizado em cima das capacidadesespecíficas daquele esporte.
A especificidade nada mais é do que o atleta realizar o seu treino o mais próximo da realidade da sua prova, ou seja, se uma atleta é um nadador o seu treino deve ser na sua maioria realizado na piscina, e no nosso caso, se o atleta é um ciclista o seu treino deve ser realizado na sua maioria na bicicleta. Vale lembrar que a maioria do treino deve ser na bike, masnada impede do atleta fazer uma musculação ou qualquer outro tipo de exercício que vai colaborar para o desempenho no pedal, pois o que vale é treinar a capacidade específica da modalidade.

-Individualidade:O princípio da individualidade biológica diz respeito às diferenças biológicas de cada indivíduo.
Esse princípio é muito importante e simples de ser compreendido, para isso vamosseguir esse raciocínio: Nem todas as pessoas têm a mesma altura e nem todas as pessoas da mesma altura têm o mesmo peso. Correto? Pois é, essas são as diferenças biológicas de cada um, e com as variáveis que se referem ao exercício não é diferente. Por exemplo: se a minha freqüência cardíaca no limiar anaeróbico é de 150 bpm (batimentos por minuto) e a do meu colega é de 140 bpm, e nós vamos realizarum treino num ritmo que vai levar a freqüência de ambos a 148 bpm, esse treino estará sendo aeróbico pra mim e anaeróbico pra ele. Mas como, se a freqüência cardíaca é a mesma? É isso que caracteriza a nossa diferença biológica, pois nesse caso eu estou em melhor condição física que meu colega, portanto nós não podemos treinar na mesma freqüência cardíaca.
Se vocês não entenderam muito bemessa parte, não se preocupem, pois vocês vão entender melhor isso nos próximos artigos quando falaremos de tipos de exercícios e limiar anaeróbico.

-Adaptação: O princípio da adaptação diz que com a atividade física o corpo se adapta ao esforço e sobrecarga adicional aumentando sua força ou função. Com o treinamento, as células do nosso corpo sofrem danos, ou seja, ficam mais fracas edebilitadas depois de cada treino.
Após esse estímulo do treino, nosso corpo começa o processo de adaptação ao estímulo do qual sofreu. O objetivo é criar subsídios necessários para quando houver o próximo estímulo o corpo estará mais preparado, mais forte. Esse estado é chamado de Supercompensação.

-Sobrecarga: O princípio da sobrecarga diz que para um atleta obter uma resposta...
tracking img