Princípios de gestalt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Princípios de Gestalt

O que é Gestalt e qual a sua Origem?
É uma teoria que estuda como os seres humanos percebem as coisas. A psicologia da Gestalt enfoca as leis mentais - os princípios quedeterminam a maneira como percebemos as coisas.
Ela prega que nossa percepção não se dá por “Pontos Isolados”, mas sim, por uma visão de “Todo”. Então, funda-se na idéia de que o todo é mais do que asimples soma de suas partes.

Origem
A teoria gestáltica é conhecida como a psicologia da forma. A Gestalt nasceu sobre o signo da Física moderna e um dos seus principais fundadores foi MaxWertheimer que fez experimentos sobre a visão do movimento aparente, concluindo que ele não precisa ser explicado nos termos estruturalistas. A Gestalt procura entender como o individuo é capaz de na sua mentecompletar uma figura aparentemente faltando seus contornos. A maneira como nós percebemos as coisas, determina o nosso comportamento.
Gestalt é uma palavra, pronunciada "guestalt", de origem alemãque pode ser traduzida aproximadamente como, “Forma Total” ou “Forma Global”. Surgiu no início do século passado, na Alemanha, e teve como principais expoentes Kurt Koffka (1886-1940), Wolfgang Köhler(1887-1967) e Max Werteimer (1880-1943).

Princípios básicos
Alguns dos princípios básicos da Gestalt, que é muito usado hoje em dia em profissões como Design, Arquitetura, etc, são:
•Similaridade
• Proximidade
• Continuidade
• Alinhamento
• Experiências passadas

Similaridade

Define que os objetos similares tendem a se agrupar. Algumas características podem serexploradas quando desejamos criar relações ou agrupar elementos na composição de uma figura, como na cor dos objetos, a textura e na sensação de massa dos elementos. Por outro lado, o mau uso dasimilaridade pode dificultar a percepção visual como, por exemplo, o uso de texturas semelhantes em elementos do “fundo” e em elementos do primeiro plano.

[pic]

Na figura da esquerda, percebemos...
tracking img