Princípios da administração

Páginas: 5 (1199 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
Princípios da Administração Científica de Taylor

Frederick Winslow Taylor (1856-1975) foi um engenheiro americano que no começo desse século deu inicio a Escola da Administração Cientifica que tem esse nome devido a tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração, os principais métodos são a observação e mensuração.
A principal preocupação foi eliminar o fantasmado desperdício e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.
A preocupação de racionalizar, padronizar e prescrever normas de conduta ao administrador levou os engenheiros a pensar sobre tais princípios e aplicar em todas as situações.
Taylor nasceu em Filadélfia nos Estados Unidos, veio de uma família de princípios rígidos e foieducado em uma mentalidade de disciplina e devoção ao trabalho.
Iniciou sua carreira como operário, passando a capataz, contramestre até chegar a engenheiro.
Na época vigorava o sistema de pagamento por peça ou por tarefa, os patrões procuravam ganhar o maximo, isso levou a Taylor a estudar o problema de produção para tentar uma solução que atendesse a patrões e empregados.

As obras de Taylor

Em1903 Taylor publicou o livro Shop Management (Administração de Oficinas), sobre as técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos.
Ele verificou que o operário médio produzia muito menos do que era potencialmente capaz, concluiu que se o operário mais produtivo percebe que obtem a mesma remuneração que o seu colega menos produtivo, acaba seacomodando.
Daí a necessidade de criar condições de pagar mais ao operário que produz mais, foi a primeira vez que se deu atenção ao trabalho. Ao longo da historia da humanidade o trabalho sempre foi considerado um fato natural e consumado.
Em 1911 Taylor publicou o livro Principio da Administração Científica, quando concluiu que a racionalização do trabalho do operário devia ser acompanhada de umaestruturação geral da empresa.
A analise do trabalho e do estudo de tempo e movimentos buscava a melhor maneira de executar uma tarefa e elevar a eficiência do operário.
A eficiência significa a correta utilização dos recursos disponíveis.
O Estudo da Fadiga Humana, estudava os movimentos com base na anatomia e fisiologia humana, Gilbreth efetuou estudos sobre os efeitos da fadiga na produtividadedo operário, a Administração Cientifica pretendia racionalizar os movimentos, eliminando os que produzem fadiga e os que estejam, diretamente relacionados com a tarefa executada pelo trabalhador.
Divisão do Trabalho e Especialização do operário Criaram uma reestruturação das operações industriais, eliminando os movimentos desnecessários e economizando energia e tempo, houve a Divisão do Trabalhoe Especialização do operário para elevar a produtividade, cada operário passou a ser especializado na execução de uma única tarefa de maneira continua e repetitiva, encontrando a linha de produção.
Essas idéias tiveram uma rápida aplicação na industria Americana e se estendeu para todos os países.
O operário perdeu a liberdade e a iniciativa de estabelecer a sua maneira de trabalhar e passou aser confinado a execução automática e repetitiva.
A idéia era que a eficiência aumenta com a especialização.
Desenho de Cargos e Tarefas, Taylor foi o pioneiro na primeira tentativa de estabelecer racionalmente cargos e tarefas aconteceu com a Administração Cientifica, a preocupação básica passou a ser a racionalização do trabalho do operário e conseqüentemente o desenho de cargos. A ênfasesobre as tarefas levou os engenheiros a simplificar os cargos no intuito de obter o maximo de especialização de cada trabalhador.
A simplicidade dos cargos permite que o ocupante aprenda rapidamente os métodos prescritos, exigindo um mínimo de treinamento, permite um controle de acompanhamento visual por parte do supervisor.
Ao longo da linha de produção a matéria-prima caminha e é processada por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • princípios da administração
  • Princípios da administração
  • Princípios da administração
  • Principios da administração
  • PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO
  • Princípios da administração
  • Princípios da administração
  • Princípios da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!