Princípios da administração científica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro Princípios de Administração Cientifica, escrito por Frederick Winslow Taylor, têm o objetivo de indicar a enorme perda que o país tem com a ineficiência dos sistemas e que o remédio para essaineficiência está na administração e não no homem extraordinário. Com isso, propõe a idéia de se encarar a Administração como uma ciência.
O autor ressalta que o objetivo principal da administraçãodeve ser o de assegurar o máximo de prosperidade, no sentido amplo da palavra, ao patrão, e ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado. Por tanto, o objetivo mais amplo de ambos deve ser aformação e o aperfeiçoamento do pessoal da empresa, evidenciando o fato de que a máxima prosperidade só pode existir como o resultado do esforço de cada operário. Porém, o operário continua aacreditar que o maior rendimento da máquina e do homem resulta em desemprego, obrigando-se a fazer cera para proteger seus interesses. Isso é resultado da utilização dos métodos empíricos ao invés doscientíficos.
É com isso que Taylor aborda a preocupação com a questão da vadiagem no trabalho, dizendo que a ignorância da direção, referente ao tempo necessário para a realização do trabalho, é suaprincipal causa. Em segundo plano, afirma que está errada a idéia dos trabalhadores e sindicatos de que o desemprego é ocasionado pelo aumento da produção. Segundo ele, com os métodos de administraçãoutilizados até o surgimento de sua teoria proporcionava freqüentemente divergências de opiniões entre empregado e empregador; visto que os operários eram deixados à deriva de suas inspirações, podendoescolher a forma com a qual trabalhar e que o sistema de pagamento usual dava margem a sérios conflitos. O pagamento era feito por peça produzida, independentemente de realizações individuais, fato quepermitia que dois trabalhadores recebessem a mesma remuneração, tendo trabalhado de formas e intensidades diferentes (uns mais que outros). Também era comum o operador mais produtivo ser ameaçado pelos...
tracking img