Princípios contábeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 19 (4584 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 25 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“Princípios Contábeis: Um Estudo Sobre as Proposições Diretoras de uma Ciência, desde 1981 aos Novos Tempos.”

Resumo Em mil novecentos e oitenta e um (1981) o então presidente do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, Nilo Antônio Gazire, aprovou a Resolução CFC nº530/81, que aprovava os Princípios Fundamentais de Contabilidade. Norma NBC - T1. Tal norma elencava os primeiros PrincípiosContábeis, até então não existentes no Brasil, visando padronizar o tratamento contábil dos atos e fatos administrativos e das demonstrações deles decorrentes. Diante da aprovação dos primeiros Princípios de Contabilidade – PC, algumas atualizações foram necessárias em virtude da evolução natural do cenário brasileiro e da necessidade de adequação as normas internacionais na área contábil. Em virtudede tal fato o referido artigo objetivou evidenciar as alterações ocorridas entre os anos de 1981 e 2010 no que se refere aos Princípios de Contabilidade. Assim todas as resoluções que alteraram e modificaram os princípios foram relatadas e comentadas. Concluiu-se, portanto que tais alterações ocorreram em momento oportuno, momento em que a classe contábil encontra-se em fase de entendimento eaplicação das normas e procedimentos editados pelo CPC, CVM e decorrentes da Lei 11.638/07 e 11.941/09. Palavras-Chave: Princípios de Contabilidade. Alterações. CFC.

Introdução A Contabilidade por possuir objeto próprio – o Patrimônio das Entidades – é uma ciência social com absoluta fundamentação epistemológica, uma vez que a epistemologia específica trata de levar em conta uma disciplinaintelectualmente constituída em unidade bem definida do saber e de estudá-la de modo próximo, empírico, detalhado e técnico, mostrando sua organização, seu funcionamento e as possíveis relações que ela mantém com as demais disciplinas. Por ser uma ciência, como dito anteriormente, deve possuir premissas, princípios que guiam o seu objetivo, o de gerar informações fidedignas e o seu objeto que é o estudo,controle, avaliação e planejamento do patrimônio das entidades. Nas ciências sociais, os princípios se colocam como premissas universais e verdadeiras, axiomas, assim admitidas sem necessidade de comprovação, transpondo, portanto a condição de meros conceitos. Em decorrência disso em mil novecentos e oitenta e um (1981) o então presidente do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, Nilo AntônioGazire, aprovou a Resolução CFC nº530/81, que aprovava os Princípios Fundamentais de Contabilidade. Norma NBC - T1. Tal norma elencava os primeiros Princípios Contábeis, até então não existentes no Brasil, visando padronizar o tratamento contábil dos atos e fatos administrativos e das demonstrações deles decorrentes, conforme a própria resolução. Desde então o Brasil passou a ter rudimentos –princípios - para a elaboração dos demonstrativos contábeis das entidades, vale ressaltar que tais proposições já existiam em diversos países sob as mais variadas denominações, como: princípios, regras, convenções, postulados, conceitos, guias, bases ou pressupostos fundamentais de contabilidade.

A partir do estabelecimento dos primeiros Princípios de Contabilidade – PC, algumas atualizações foramnecessárias em virtude da evolução natural do cenário brasileiro e da necessidade de adequação as normas internacionais na área contábil. Diante da realidade exposta construiu-se a seguinte questão de pesquisa: “Quais alterações ocorreram nos Princípios Contábeis editados pelo Conselho Federal de Contabilidade, desde sua aprovação no ano de 1981 a 2010, no Brasil?” O referido artigo tem como objetivodiscorrer sobre os Princípios de Contabilidade, sua importância, bem como as alterações e revogações ocorridas nas resoluções que os aprovaram. Este trabalho se justifica por tais princípios representarem as verdades primeiras de uma ciência e para que seja esclarecido que jamais serão diretivas de natureza operacional, característica essencial das normas contábeis (NBC), que a partir dos...
tracking img