PRINCIPIO DA REALIZAÇÃO DA RECEITA
Determina esse principio o reconhecimento contábil do resultado (lucro ou prejuízo) apenas quando da realização da receita. E ocorre a realização da receita, emregra, quando há transferência do bem ou do serviço para terceiros. Portanto, normalmente as indústrias só reconhecem o resultado obtido em sua atividade quando da realização da receita, ou seja, nomomento em que há a transferência do bem elaborado para o adquirente. Com isso, a Contabilidade de Custos, quando aplicada no contexto da Contabilidade Financeira, também não pode apurar resultado antesdesse instante e, no máximo, pode servir como ferramenta para previsão de crédito. Do ponto de vista econômico, o lucro já surge durante a elaboração do produto, pois há agregação de valores nessafase, inclusive do próprio resultado, mesmo que ainda numa forma potencial, sem se concretizar em dinheiro, direitos a recebimento futuro ou outros ativos. Este principio é o responsável por uma dasgrandes diferenças entre os conceitos de lucro na Economia e Contabilidade. Contabilmente, já que a receita só será reconhecida futuramente, os valores agregados de gastos, relativos a fatores utilizadosno processo de produção, vão sendo acumulados na forma de estoques. Só serão considerados como despesas também futuramente. Apesar da existência de várias exceções, apenas uma delas será vista maisadiante com relação a esse principio. Trata-se do caso de construção, produção de bens e serviços, projetos realizados sob encomenda etc. que demandam longo prazo e que, excepcionalmente têm sua receitareconhecida antes da entrega para terceiros; consequentemente também seus custos serão transformados em despesas antes desse momento. No caso de serviços, existem dois tipos básicos detransferências: numa só vez, ao final de sua execução, ou paulatinamente. Como exemplo do primeiro caso, temos a execução de plantas de residências, e como exemplo do segundo temos a assessoria contínua. Quando... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). Princípios contábeis aplicados à contabilidade de custos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Princ%C3%ADpios-Cont%C3%A1beis-Aplicados-%C3%A0-Contabilidade-De/718357.html

MLA

"Princípios contábeis aplicados à contabilidade de custos" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Princ%C3%ADpios-Cont%C3%A1beis-Aplicados-%C3%A0-Contabilidade-De/718357.html>.

MLA 7

"Princípios contábeis aplicados à contabilidade de custos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Princ%C3%ADpios-Cont%C3%A1beis-Aplicados-%C3%A0-Contabilidade-De/718357.html>.

CHICAGO

"Princípios contábeis aplicados à contabilidade de custos." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Princ%C3%ADpios-Cont%C3%A1beis-Aplicados-%C3%A0-Contabilidade-De/718357.html.