Princípios básicos na análise do comportamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BORGES, M. M. ; MEDEIROS, C. A. (2007) Princípios Básicos na Análise do Comportamento. Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre: Artmed.

1. Relacione a situação abaixo onde umanalista do comportamento bolou um experimento com os conceitos aprendidos em “Controle de Estímulos” e o capítulo “Análise Funcional” (Discriminação, operante discriminado, contingência tríplice,treino discriminativo, generalização operante, classe de estímulos, atenção, abstração, encadeamento de respostas e reforço condicionado).
“Estava eu no supermercado hoje, lá pelas 11:30h da manhã, eencontrei um amigo. Ele estava com sua namorada, na fila do caixa. Fiquei surpreso, contudo, com a forma distante e fria como ele me tratou depois do meu“Oi”. Surpreso porque normalmente ele é bemcordial. O que havia mudado? Como descobrir isso? Sem ficar chateado, (na verdade, mais cientificamente curioso), fiquei com aquilo na cabeça e, quando fui almoçar, bolei um experimento comportamentalque poderia checar o que houve ao certo. Um experimento, lembremos, é um arranjo controlável de contingências. Neste caso, com o objetivo de entender que variáveis independentes determinaram o conjuntode variáveis dependentes “comportamento de frieza” desse meu amigo.

Eis como faria:
1. Antes de mais nada, faria com que outras 4 pessoas cumprimentassem ele, nas mesmas condições que eu, emmomentos bem intervalados. Duas pessoas que ele gostasse muito, e duas que ele não gostasse. Com isso eu poderia sabe a frieza era apenas comigo ou geral.
R: Se eu era o estímulo discriminativo para ocomportamento ser frio.

2. Mas também havia a possibilidade de a namorada dele ser a condição-chave. No experimento, iria arrumar uma forma de afastar ela por uns instantes para checar se, naausência dela, ele ficaria mais amistoso.
R: Isto é, para averiguar se ela não estava funcionando como um estímulo condicional relevante para seu episódio de frieza).

3. Pode ser também que a fila...
tracking img