PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DO GERADOR DE CORRENTE ALTERNADA

Um gerador de corrente alternada funciona com base na indução de força eletromotriz num condutor em movimento dentro de um campomagnético. Para entender o seu funcionamento considere-se o esquema da figura 1, onde uma espira gira dentro de um campo magnético, gerando uma tensão (FEM) e uma corrente induzidas.

[pic]
Figura1

A Figura 2 ilustra, passo a passo, a indução de uma corrente na espira do gerador de corrente alternada elementar da figura 1.
Em t1 os condutores a e b estão se movimentandoparalelamente ao fluxo magnético (com sentidos opostos). Como nenhuma linha de fluxo é cortada θ=0º=180º, nenhuma tensão ou corrente é induzida.
No instante t2, o movimento dos condutores já corta aslinhas de fluxo magnético em um determinado ângulo θ e uma tensão é induzida e esta proporciona uma corrente induzida com o sentido indicado, dado pela regra da mão direita.
No instante t3 omovimento dos condutores corta as linhas de fluxo perpendicularmente (ângulo de 90o) e a variação do fluxo é máxima. A tensão induzida é máxima e, portanto, há o pico de corrente induzida.
Em t4,o movimento dos condutores corta as linhas de fluxo magnético em um determinado ângulo e uma tensão menor é induzida. Como o ângulo é complementar a θ2 a tensão induzida é igual a do instante t2.Em t5 os condutores a e b estão novamente se movimentando paralelamente ao fluxo magnético (com sentidos opostos) e nenhuma tensão ou corrente é induzida.


[pic] [pic]
Figura 2

AFigura 3 representa a segunda meia volta da espira. Nota-se que, do instante t5 para t6 a direção na qual o condutor corta o fluxo é invertida. Portanto, a polaridade da tensão induzida é invertida e,conseqüentemente, o sentido da corrente é alternado, formando, a partir daí, o semiciclo negativo da forma de onda, pelo mesmo processo anterior.

[pic] [pic]
Figura 3

[pic]
Figura 4
[pic]... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Princípio de funcionamento do gerador de corrente alternada. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Princ%C3%ADpio-De-Funcionamento-Do-Gerador-De/230634.html

MLA

"Princípio de funcionamento do gerador de corrente alternada" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Princ%C3%ADpio-De-Funcionamento-Do-Gerador-De/230634.html>.

MLA 7

"Princípio de funcionamento do gerador de corrente alternada." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Princ%C3%ADpio-De-Funcionamento-Do-Gerador-De/230634.html>.

CHICAGO

"Princípio de funcionamento do gerador de corrente alternada." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Princ%C3%ADpio-De-Funcionamento-Do-Gerador-De/230634.html.