Princípio da competência

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES ANHANGUERA DE VALINHOS S/A
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE VALINHOS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA

Valinhos
2009
ALINE DE SOUZA RA: 1801272501
dANIELA ROBLES DE OLIVEIRA RA: 1801247639
JORGE OSCAR FILHO: 1811312310
REBECA catalani LUZ RA: 0893029
SILMARA C. MOURA DA SILVA RA: 1801281779
VALDENICE DA SILVA GUETE RA: 1801280059

PRINCÍPIO DACOMPETÊNCIA

Trabalho desenvolvido durante o 2º semestre do Curso de Graduação em Administração como requisito parcial a Disciplina de Contabilidade Comercial sob a orientação da Professora Marlene Terezinha Vicentini.

Valinhos
2009

Dedicatória

Dedicamos este trabalho aos familiares, pais, filhos,cônjuges e todos que contribuem para que nossa dedicação e entusiasmo sejam maiores ao encarar um curso superior.

AgradecimentoS

A todos que contribuíram para a realização deste trabalho, aos colegas que prestaram apoio, aos professores da FAV, em especial a Marlene Vicentini, professora de Contabilidade Comercial e coordenadora de estágios, um muito obrigado!

resumo

Este trabalho temcomo objetivo apresentar dentre os Princípios Contábeis, o Princípio da Competência, comentando primeiramente sobre o que é a contabilidade, quais suas funções e finalidades, até a definição dos Princípios Fundamentais da Contabilidade, explorando as resoluções que cabem no princípio estudado e exemplificando algumas situações.

Palavras-Chave: Contabilidade, Princípios Contábeis, Princípio daCompetência.

Sumário

1. INTRODUÇÃO 07

2. PRINCÍPIOS CONTÁBEIS............... 08

3. PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA 09

1. EXEMPLOS 14

1. Ajustes em Contas de Despesas..........................................................................14

2. Ajustes em Contas de Receitas............................................................................16

4. COMENTÁRIOS. 17CONCLUSÃO. 18

REFERÊNCIAS 19

Introdução

Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, objetivando representá-lo graficamente, evidenciando suas variações, estabelecendo normas para sua interpretação, análise e auditagem e servindo como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os setores direto ou indiretamente envolvidos com a empresa.
AContabilidade surgiu das necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam, sempre procurando encontrar uma maneira simples de aumentar suas posses. Logo com as primeiras administrações, surge a necessidade de controle, que seria totalmente impossível sem a aplicação dos registros.
As principais funções contábeis são: registrar, organizar,demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômico ou social que a empresa exerce no contexto econômico.
Suas finalidades fundamentais referem-se á orientação da administração das empresas no exercício de suas funções. Portanto a Contabilidade é o controle e o planejamento de todo e qualquer entidade sócio-econônico.
No mundo, acontabilidade estabeleceu regras a serem seguidas na prática contábil, as quais são denominadas de: Postulados princípios e convenções.
No decorrer deste trabalho, apresentaremos os princípios que regem a contabilidade, destacando o Princípio da Competência, sua definição, principais funções e finalidade, e citando algumas situações.

PRINCÍPIOS CONTÁBEIS

Osubstantivo “Princípio” é definido como uma norma ou lei a ser seguida. Seguindo este raciocínio, “Princípios Contábeis” nada mais são do que normas a serem atentadas pelos profissionais durante o exercício de sua profissão.
À medida que a prática e a Ciência Contábil foram sendo organizadas e estruturadas, pesquisadores procuraram identificar e compilar quais os princípios que as...
tracking img