Primo Bas lio x O Primo Bas lianaliseo

1891 palavras 8 páginas
Análise semiótica:
Primo Basílio x O Primo Basílio

Mayara Edien Rodrigues da Silva¹
Tatiana Maria de Carvalho Felix²

RESUMO
O objetivo desse artigo é comparação do romance realista, O Primo Basílio, de Eça de Queirós, com o filme, Primo Basílio, de direção de Daniel Filho, bem como esclarecimento sobre os pontos principais das obras.

Palavras-chaves: livro, Primo Basílio, filme.

INTRODUÇÃO

O filme Primo Basílio, faz uma adaptação da obra original, atualizando-se no tempo e espaço, focando-se na história principal. Já sendo Eça de Queirós um crítico da sociedade portuguesa, em sua obra, O Primo Basílio, ele fala da maneira que a sociedade vivia naquela época, da hipocrisia da sociedade, da relação de dominador e submisso, do casamento de aparências, além de fazer ironia ao Romantismo e seus aspectos.

ENREDO

No filme, Primo Basílio, as histórias ao redor da principal são esquecidas, havendo uma ênfase no drama principal, a falta de fidelidade por parte de Luísa e a chantagem da empregada, Juliana, onde tenta estroquir dinheiro a todo custo da patroa. Os amigos que freqüentam a casa do engenheiro são: Sebastião e, às escondidas, Leopoldina. Quando se vê sem saida, Luísa pede ajuda a Sebastião, que ao recuperar as cartas, atropela Juliana. Com sua saúde frágil, ela piora quando seu marido descobre a traição, e antes de morrer, recebe a visita de sua melhor amiga, porém aos gritos chama-a de “puta”, e a manda ir embora. Quando volta para o Brasil, o primo descobre o ocorrido com Luísa, e fala a seguinte frase: “Antes ela do que eu”, e em seguida flerta com uma outra mulher. Já na obra original conta à história de Luísa, uma mulher, dona de casa, burguesa, que adora livros de romance, casada com Jorge, que é engenheiro e funcionário público, tinha um casamento aparentemente feliz.
Recebiam a visita com frequência dos amigos: Dona Felicidade, Sebastião, Conselheiro Acácio, Ernestinho e Leopoldina(mal vista por Jorge, devido sua

Relacionados