Primitivismo contemporâneo: o corpo como objeto da arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Primitivismo contemporâneo: o corpo como objeto da arte1 Gabriela Farias da Silva2

Resumo Este artigo pretende mostrar o corpo como suporte das manifestações artísticas e entender o fascínio que diferentes pessoas têm acerca das práticas de modificações corporais milenares, como escarificação, piercing e suspensão, fazendo o elo do primitivismo com a contemporaneidade. Desejo então, teceralgumas hipóteses sobre os porquês que rondam estas práticas e abrir espaço ao diálogo sobre este assunto muito difundido, mas pouco discutido. Palavras-Chave: corpo, objeto e arte.

Abstract This article aims to show the body to support the artistic events and understand the fascination that different people have about the ancient practice of bodily changes such as scarification, piercing andsuspension, making the link with the contemporaneity and primitivism. Then I want to make certain assumptions about the whys that plague these practices and open space for dialogue on this very widespread but little discussed subject. Key-words: body, object and art.

Este trabalho pretende mostrar o corpo como suporte das manifestações artísticas e entender o fascínio que diferentes pessoas têmacerca das práticas de modificações corporais milenares. Para melhor compreender este tema, busquei investigar algumas destas práticas em tribos primitivas, assim como na atualidade. Por que utilizar o corpo como suporte da arte? Qual a relação entre o indivíduo e seu objeto - o corpo, e o que leva uma pessoa a modificá-lo? São as questões norteadoras deste trabalho. Vivemos em tempos de globalização,o mundo ao alcance das mãos através de diferentes meios, e neste mundo tão caótico, agitado e individualista aparecem cada vez mais adeptos da body modification3 . A body m odificat ion nada mais é do que todo o tipo de modificação feita no corpo (irreversível ou não) por uma razão não-médica, geralmente é realizada por motivos culturais, espirituais ou estéticos. São muitos os tipos de body mods4 que existem, mas me deterei especificamente à escarificação, suspensão e piercings, modificações que mais me instigam a curiosidade, porventura mostrarei outros tipos de técnicas, mas somente como forma de ilustração do trabalho.

1

Pesquisa desenvolvida sob a orientação de Ivana Maria Nicola Lopes durante o curso de graduação em Artes Visuais – Licenciatura (FURG) como trabalho deconclusão de curso. 2 Graduada em Artes Visuais - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande no ano de 2007. 3 Body modification é uma expressão que vem do inglês e significa modificações no corpo. 4 Body mods é a abreviação de body modifications (modificações no corpo).

Para tornar possível a realização deste artigo, a metodologia acerca do assunto foi composta de: revisão bibliográficasobre corpo, subjetividade e arte, pesquisa em sites da internet relacionados ao tema, bem como entrevistas informais com pessoas ligadas a esta área de estudo: sejam artistas, ou aquelas que modificam seus próprios corpos. Este tema chamou-me atenção quando fiz a primeira tatuagem, para mim um ritual de passagem, no ano de 2004, quando ingressei na universidade, desde então, dentro do curso de ArtesVisuais me identifiquei com as questões ligadas ao corpo, arte corporal, tornei-me uma admiradora desta arte. Escolhi este assunto pela afinidade e curiosidade sobre este tema. Resolvi não abordar a tatuagem, pois, dentre as modificações corporais ela é a mais comum, acessível e aceitável na contemporaneidade. Na tentativa de aproximação no que se refere às modificações corporais, acredito emalgumas idéias sobre os motivos levam as pessoas a realizá-las, geralmente trata-se de um ritual de passagem, de auto-afirmação e ainda, relação de posse do corpo. Sob este aspecto, não há diferença do mundo antigo, pois, desde os primórdios das civilizações já existiam rituais de passagem, como por exemplo, com a chegada da fase adulta da vida; rituais de culto aos heróis; casamento entre outros....
tracking img