Primeiros socorros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Introdução

De acordo com Contran (2000), o termo neoplasia significa literalmente “crescimento novo”, e esse novo crescimento é um neoplasma. O termo tumor foi originalmente aplicado ao intumescimento causado pela inflamação. As neoplasias também podem induzir intumescimentos: entretanto, com o decorrer do tempo, o uso não-neoplásico do termo tumor foi abandonado, de modo que, naatualidade, o termo é sinônimo de neoplasia. A oncologia (do grego oncos = tumor) refere-se ao estudo dos tumores ou neoplasias. A palavra câncer é o termo comum utilizado para referir-se a todos os tumores malignos. Embora as origens antigas deste termo sejam um tanto incertas, ele, provavelmente, deveriva do latim caranguejo, câncer – presumivelmente pelo fato de um câncer “aderir a qualquer parte eagarrar-se de modo obstinado, como caranguejo”.

A leucemia constitui a neoplasia mais comum de células brancas, com uma incidência de 9 em 100.000, e pode ser uma doença aguda ou crônica. As características gerais das leucemias incluem: proliferação neoplásica das células da medula óssea, constituído uma ou mais linhagens celulares; circulação das células neoplásicas no sangue periféricona maioria, mas não em todos os casos; e supressão de outros elementos da medula óssea, produzindo sintomas pela ausência de eritrócitos, leucócitos e plaquetas normais (STEVENS, 2000).


As principais formas de leucemia são classificadas em quatro categorias. Os tipos de leucemia mielóide e linfóide apresentam-se de forma aguda ou crônica. Os termos mielóide e linfóide denotam o tipo decélula envolvido. Desta forma, os quatro principais tipos são leucemias mielóides agudas e crônicas e leucemias linfóides agudas e crônicas (ABRALE, 2006).


A leucemia aguda é rapidamente progressiva e afeta a maioria das células primitivas (ainda não totalmente diferenciadas ou desenvolvidas), imaturas que perdem a capacidade de desempenhar as suas funções normais. As células imaturassão denominadas “linfoblastos” nos casos de leucemia linfóide aguda e mieloblastos nos casos de leucemia mielóide aguda, multiplicando-se de forma incontrolável acumulando-se e impedindo que sejam produzidas as células sangüíneas normais. (ABRALE, 2006).


A leucemia crônica progride lentamente e permitindo o crescimento de maior número de células já desenvolvidas. Em geral, essas célulasmais diferenciadas podem ser capazes de exercer algumas de suas funções normais (ABRALE, 2006).


As leucemias são doenças onde há uma alteração genética adquirida (não congênita) nas células primitivas da medula óssea. É importante ressaltar que não se trata de um fenômeno hereditário, apesar de ocorrer nos genes. O resultado desta alteração é um crescimento anormal dos glóbulos brancosque perdem suas funções, mas mantém sua capacidade de proliferação aumentando seu número no sangue periférico (ABRALE,2006).


Apesar de existir quatro tipos de leucemia, a leucemia que mais acomete o jovem adulto é a leucemia mielóide crônica (LMC), portanto, daremos maior ênfase sobre tal enfermidade.

1.1- Leucemia Mielóide Crônica (LMC)


De acordo com Nettina (2003), aLeucemia Mielóide Crônica é caracterizada por uma anormalidade genética que foi chamada de cromossomo Philadelfhia, uma vez que foi descoberta na Universidade da Pensilvânia (EUA). Além dos cromossomos sexuais (XX na mulher e XY no homem), o ser humano tem outros 44 divididos em 22 pares numerados de 1 a 22. O Philadelphia é uma falha que ocorre nos de número 9 e 22, que se quebram e trocam partesentre si. Trata-se, portanto, de uma anormalidade genética adquirida, não hereditária.
A maioria dos pacientes vê seus sintomas se desenvolverem gradualmente. Pode começar com um cansaço sem muita explicação, mal-estar súbito que passa a ser freqüente, falta de fôlego nas atividades físicas, dores pelo corpo e até um estado febril. Palidez, por conta da anemia, desconforto do lado esquerdo...
tracking img