Primeiros socorros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Manual de Primeiros Socorros Para Construção Civil

1

Apresentação
No intuito de proporcionar a segurança do trabalhador da construção civil, o Sinduscon-Ce, através do Programa Qualidade de Vida na Construção Civil, apresenta para a sociedade a 5ª edição do Manual de Primeiros Socorros. A publicação oferece ao trabalhador noções de primeiros socorros em casos de situações emergenciaisdurante a jornada de trabalho. O Manual foi elaborado com as principais técnicas e ferramentas que poderão auxiliar e minimizar o grau de complicações ou sequelas em casos de acidentes. Dentre os principais objetivos: promover a prevenção dos riscos, gerar informação e treinamento dos técnicos e operários que ajudarão a reduzir as chances de acidentes, assim como diminuir as suas conseqüências quandoos mesmos são realizados. A publicação da 5ª edição está diretamente relacionada ao intenso trabalho do projeto PQVC, do Sinduscon-Ce, que há cinco anos vem desenvolvendo e disseminando métodos de precaução e redução de acidentes de trabalho no ramo da construção civil.

2

Depoimentos
O Sinduscon-Ce manifesta-se honroso em poder oferecer a sociedade mais um manual de segurança voltado aoscolaboradores da construção civil. Atualmente somos mais de 29 mil no setor. Elencamos as principais informações de atendimento em primeiros socorros a serem tratadas nas emergências no ambiente de trabalho. O Manual de Primeiros Socorros é a quinta publicação especialmente dirigida aos nossos engenheiros, técnicos, mestres de obras com o objetivo de promover a segurança de nossos operários, nosdiversos canteiros de obras. Nos anos anteriores, tratamos dos seguintes assuntos: Manual de Trabalho em Alturas (2005), Manual de Prevenção a Choques Elétricos (2006), Manual sobre uso de EPI’s (2007), Manual de Prevenção a Incêndios (2008). Visando o sucesso de mais uma publicação, contamos com importantes parcerias para a elaboração deste manual, dentre elas destacam-se: da Procuradora Regionaldo Trabalho no Ceará, Dra. Hilda Leopoldina, e do Superintendente Regional do Trabalho no Ceará, Dr. Papito de Oliveira, além de toda a equipe de desenvolvimento sob a coordenação de nossa vice-presidente, Dra. Paula Frota. Tenha uma boa leitura!

Roberto Sérgio O. Ferreira
Presidente do Sinduscon-CE
3

Depoimentos
Um dos compromissos do Sinduscon-Ce é priorizar a segurança do trabalhador.Essa filosofia integra o Programa Qualidade de Vida na Construção, onde o Sinduscon-Ce, através do Manual de Primeiros Socorros, oferece uma significante contribuição para o segmento da construção civil e a sociedade. É com muito orgulho que apresentamos este manual. Nossa expectativa é que esta publicação promova maior segurança para o nosso trabalhador. Excelente leitura.

Vice PresidenteSocial do Sinduscon-CE
4

Paula Frota

Depoimentos
Toda iniciativa que tenha como objetivo garantir a segurança e saúde do trabalhador em sua atividade laboral é digna de apoio. De nossa parte, só resta parabenizar,mais uma vez o Sinduscon-Ce pela publicação desse manual, que além de exemplo para outras entidades sindicais, demonstra seu compromisso social na defesa do trabalho digno e decentepara todos.

Papito de Oliveira

Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Ceará
5

Depoimentos
Primeiros socorros são a chegada primeira, muitas vezes definitiva, do salvamento, da tentativa de minorar os efeitos do mal que acomete alguém. Muitas vezes é um verdadeiro diferencial entre a vida e a morte. A iniciativa do Sinduscon-Ce ao editar mais esse manual de segurançatratando do tema, vai além dos limites da construção civil, porque informa sobre atendimentos que podem auxiliar o cidadão em geral. Lançar o manual voltado ao trabalhador revela uma preocupação necessária com os que colaboram com os empreendimentos da atividade que mais cresce no país. Congratulo-me com a política de segurança do trabalho que vem sendo implementada por meio dos manuais elaborados, na...
tracking img