Primeiros socorros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRIMEIROS SOCORROS

Enfª. ROSANE INEZ BARAZETTI SCHIAVO SESMT/UCS

SOCORROS AQUELE ATENDIMENTO IMEDIATO E PROVISÓRIO PRESTADO A UMA VITIMA EM SITUAÇÃO DE ACIDENTE. O PRINCIPAL OBJETIVO É MANTER A VITIMA VIVA E PROTEGIDA CONTRA NOVOS E MAIORES RISCOS ENQUANTO SE AGUARDA O ATENDIMENTO MÉDICO.

SITUAÇÕES QUE NECESSITAM DE SOCORRO
 Asfixia  Hemorragia Nasal (Epistaxe) Hemorragia Externa Visível(por corte)  Ferimentos  Vertigens, Desmaios e Crises Convulsivas  Queimaduras Entorses, Luxações e Contusões  Parada Cardiorespiratória  Mordidas e Picadas de Animais  Afogamento

ASFIXIA
POR CORPOS ESTRANHOS, TAIS COMO ESPINHAS DE PEIXE OU MOEDAS, PODEM PROVOCAR ASFIXIA POR IMPEDIR A ENTRADA DE AR NOS PULMÕES.

COMO PROCEDER
INCENTIVAR

A TOSSE

COLOCAR À CABEÇA PARA BAIXO OU COM OCORPO CURVADO PARA FRENTE E EM SEGUIDA, APLICAR PALMADAS SECAS EM SUAS COSTAS
 

INTRODUZIR O DEDO INDICADOR JUNTO ÀS PAREDES DA BOCA PARA ALCANÇAR O OBJETO POR TRAZ E ASSIM TRAZE-LO PARA FORA.

HEMORRAGIA NASAL(EPISTAXE) ESTA HEMORRAGIA É CAUSADA PELO ROMPIMENTOS DOS VASOS SANGÜÍNEOS DO NARIZ OU PELA EXPOSIÇÃO EXCESSIVA AO SOL OU HIPERTENSÃO ARTERIAL.

COMO PROCEDER
ACALMAR A VITIMA, VERIFICARQUAL A NARINA QUE ESTA SANGRANDO, EM SEGUIDA COLOCA-SE A CABEÇA VOLTADA PARA TRÁS FAZENDO COMPRESSÃO DA NARINA POR CINCO MINUTOS. CASO A HEMORRAGIA NÃO CEDA, COLOCAR UM TAMPÃO DE GAZE POR DENTRO DA NARINA, OU USAR COMPRESSA FRIA SOBRE O NARIZ. SE POSSÍVEL USAR GELO PROTEGIDO COM PANO OU TOALHA E APLIQUE NO LOCAL. OBS: ORIENTE A VITIMA PARA NÃO ASSOAR O NARIZ.

HEMORRAGIA EXTERNA VISÍVEL (PORCORTE) AS HEMORRAGIAS QUE OCORREM POR FERIDAS LOCALIZADAS NA SUPERFÍCIE CORPORAL DEVEM SER ESTANCADAS SEM PERDA DE TEMPO. NÃO MEXA DENTRO DA FERIDA E NEM COLOQUE REMÉDIOS.

COMO PROCEDER
ACALME A VITIMA, COMPRIMA DIRETAMENTE O FERIMENTO, COM FIRMEZA, USANDO UM PANO LIMPO (LENÇO, GAZE, COMPRESSA, PEDAÇO DE TOALHA, ROUPA, ETC.) USE UMA TIRA DE PANO, UMA GRAVATA LARGA, OU PANO LIMPO PARA AMARAR ACOMPRESSA E MANTÊ-LA NO LUGAR. NÃO REMOVA AS COMPRESSAS EMPAPADAS DE SANGUE, POIS ISTO DIFICULTA O ESTANCAMENTO DA HEMORRAGIA. COLOQUE TANTAS COMPRESSAS SECAS QUANTO FOREM NECESSÁRIAS SOBRE AS COMPRESSAS EMPAPADAS DE SANGUE.

UMA COMPRESSA, COMPRIMA O FERIMENTO COM A MÃO, EVITANDO A HEMORRAGIA ABUNDANTE. SE O FERIMENTO FOR NOS BRAÇOS OU PERNAS, A HEMORRAGIA SERÁ CONTROLADA COM FACILIDADE LEVANTANDO-SE APARTE FERIDA. DEVE-SE FAZER, AO MESMO TEMPO, COMPRESSÃO E ELEVAÇÃO TENDO O CUIDADO DE NÃO APERTAR COM MUITA FORÇA O LOCAL DA FERIDA. OBS: A HEMORRAGIA ABUNDANTE E NÃO CONTROLADA PODE CAUSAR A MORTE EM 5MINUTOS. CHAME UM SERVIÇO DE SOCORRO MÉDICO ESPECIALIZADO OU CONDUZA A VITIMA ATÉ UM LOCAL DE SOCORRO ESPECIALIZADO.

FERIMENTOS FERIDA É UMA LESÃO COM SOLUÇÃO DE CONTINUIDADE DA PELE OU MUCOSADEVIDA A AÇÃO DE UM AGENTE TRAUMÁTICO. DE UM MODO GERAL, AS FERIDAS DEVEM SER TRATADAS LOGO QUE OCORRAM, PARA PREVENIR INFECÇÕES LOCAIS OU GENERALIZADAS.

COMO PROCEDER
FERIMENTO SIMPLES: PODEM SER TRATADOS COM LIMPEZA LOCAL, USANDOSE ÁGUA E SABÃO NEUTRO OU SORO FISIOLÓGICO. DEVE-SE COBRIR A PARTE AFETADA COM GAZE ESTERILIZADA E TIRAS DE ESPARADRAPO OU ATADURA. SE O FERIMENTO FOR COM BORDASAFASTADAS OU MAIS PROFUNDO PROCURAR ATENDIMENTO MEDICO ADEQUADO.
TRAUMATISMOS NA CABEÇA, POR EXEMPLO, SÃO ACIDENTES QUE SEMPRE DEVERÃO SER COMUNICADOS A UMA EQUIPE MEDICA MESMO AQUELES QUE PROVOQUEM APENAS ALGUNS ARANHÕES EXTERNOS.

VERTIGENS, DESMAIOS E CRISES CONVULSIVAS:
QUANDO UMA PESSOA SENTE UM MAL ESTAR E A IMPRESSÃO DE GIRAR ELA PODE ESTAR TENDO UMA VERTIGEM QUE PODE TER VARIAS CAUSAS DENTRE ASQUAIS: ALTURAS ELEVADAS, MUDANÇAS BRUSCAS DE PRESSÃO ATMOSFÉRICA, AMBIENTES ABAFADOS, MOVIMENTOS GIRATÓRIOS RÁPIDOS, MUDANÇAS BRUSCAS DE POSIÇÃO. É FREQÜENTE A VERTIGEM VIR ACOMPANHADA DE NÁUSEAS. A PESSOA ACOMETIDA DE VERTIGEM DIFICILMENTE PERDE OS SENTIDOS, MANTENDO-SE CONSCIENTE.

O SOCORRISTA DEVE COLOCAR A VITIMA DEITADA EM DECÚBITO DORSAL, OU SEJA, DE BARRIGA PARA CIMA, MANTENDO A CABEÇA...
tracking img