Primeiros socorros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2Primeiros Socorros

Introdução:
A seriedade e o respeito são premissas básicas para um bom atendimento de primeiros socorros. Para tanto, evite que a vítima seja exposta desnecessariamente e mantenha o devido sigilo sobre as informações pessoais que ela lhe revele durante o atendimento.
Definição:
São os cuidados imediatos prestados a uma pessoa cujo estado físico coloca em perigo a suavida ou a sua saúde, com o fim de manter as suas funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, até que receba assistência médica especializada
Objetivo:
Conhecer os principais aspectos do comportamento e da conduta de um profissional de saúde que presta um atendimento de primeiros socorros,

Avaliação Primária

A – Estabelecer a permeabilidade das vias aéreas com controle da colunacervical

B – Ventilação / Respiração: (Ver,Ouvir,Sentir)

C – Circulação / Controle hemorragia

D – Avaliação do estado Neurológico, verificar reação com o método de AVDN (a-alerta, v- resposta ao estimulo verbal, d- resposta do estimulo doloroso, n- nenhuma resposta)

E – Exposição/ Controledo Ambiente

(Prevenção de Hipotermia)

Avaliação Secundária

Em seguida, é preciso verificar a extensão dos ferimentos, a quantidade de sangue perdido, as fraturas e as outras lesões,iniciando os procedimentos adequados para cada caso, de acordo com as prioridades, cuidando sempre da manutenção dos sinaisvitais. Lembrar sempre que as lesões aparentes nem sempre são as mais graves.

Convulsão:
* Conceito: Atividade muscular anormal associada a alteração de comportamento ou inconsciência causada por atividade anormal do cérebro.
* Sinais e sintomas: perda de consciência,revirar dos olhos,espumar pela boca, perda de urina e/ou fezes,morder a língua etc.
* Causas: epilepsia, overdose,meningite, febre alta, derrames, hipoglicemia etc.
* O que fazer:Afastar todos os objetos onde a pessoa possa se machucar; não colocar os dedos na boca da vítima durante a crise, Anotar a duração da convulsão; manter as roupas afrouxadas,etc.

Desmaio ou Síncope

* Conceito: é a diminuição significativa ou uma diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro.
* Causas: emoções fortes, medo,angustia, surpresa, hipoglicemia, anemia, desidratação, etc.
* O que fazer: Deitá-la com a cabeça de lado (PLS) e mais baixa que as pernas. Desapertar-lhe as roupas. Dar-lhe de beber bebidas açucaradas, Molhar-lhe a testa com água fria, etc.


Fraturas

* Conceito: caracterizada por uma dor intensa no local, inchaço, falta de força, perda total ou parcial dosmovimentos, e encurtamento ou deformação do membro lesionado.
* Causas:quedas, entorses, traumas diretos e indiretos etc.
* O que fazer: desapertar ou se necessário cortar a roupa, verificar se existem ferimentos, em caso de fratura exposta, cobrir o ferimento com gaze ou pano limpo, tentar imobilizar as articulações. Não deve tentar encaixar as extremidades do osso partido, colocar sal noferimento; provocar apertos ou compressões que dificultem.

Hemorragia

* Conceito: É o derramamento de sangue para fora dos vasos que devem contê-lo com repercussão clínica ou laboratorial (exames), por menor que seja.
* Tipos: Hemorragia interna, Hemorragia Externa, Hemorragia Nasal,
* Causas: Morte iminente, Consciência diminuída, Taquicardia, Pressão baixa, Sudorese,Ansiedade, Enchimento capilar, Taquicardia etc.
* O que fazer: Deitar horizontalmente a vítima (facilita a circulação sanguínea entre o coração e o cérebro); Aplicar sobre a ferida uma compressa esterilizada, Acalmar a vítima, mantendo-a acordada; Não a deixar comer ou beber. Etc.

Torniquete

Circulação
* Conceito: A circulação é inicialmente avaliada através do...
tracking img