Primeiros socorros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO PRIMEIROS SOCORROS
Módulo 1 - Introdução
Todos nós estamos expostos ao risco de sofrer algum tipo de acidente: seja no trabalho, em casa, brincando, dançando, praticando um esporte ou mesmo transitando pelas ruas da cidade.
Quando uma situação de risco não é percebida, ou seja, quando uma pessoa não consegue visualizar o perigo, aumentam as chances de acontecer um acidente. Assim, nadamais natural do que conhecermos algumas ações e técnicas para saber que atitude devemos tomar quando um acidente ocorrer.
 
O que são os Primeiros Socorros?
 
Primeiros Socorros são as primeiras providências tomadas no local do acidente. É o atendimento inicial e temporário, até a chegada de um socorro profissional.Quais são essas providências? * Realizar uma rápida avaliação da vítima; *Aliviar as condições que ameacem a vida ou que possam agravar o quadro da vítima, com a utilização de técnicas simples; * Acionar corretamente um serviço de emergência local. |
 
Simples, não é?
As técnicas de Primeiros Socorros têm sido divulgadas para toda a sociedade, em todas as partes do mundo. E agora, uma parte delas vai estar disponível para você, aqui neste curso. Levem-nas a sério,pois elas podem salvar vidas. E não há nada no mundo que valha mais que isso.

Módulo 2 - O que devemos fazer primeiro? E depois?
Tópico 1 - Avaliação do acidente e proteção do acidentado
A primeira atitude é avaliar o local do acidente. Ao chegar ao local de um acidente ou ao lugar em que se encontra um acidentado, deve-se assumir o controle da situação e realizar uma rápida e seguraavaliação da ocorrência.
Tente obter o máximo de informações possíveis sobre o ocorrido. É importante também:
 a)  evitar o pânico e procurar a colaboração de outras pessoas, dando ordens breves, claras, objetivas e concisas;
 b)  manter os curiosos afastados, a fim de evitar confusão e ter espaço para que se possa trabalhar da melhor maneira possível.
Observe rapidamente se existem perigos para oacidentado e para quem estiver prestando o socorro nas proximidades da ocorrência. Por exemplo: fios elétricos soltos e desencapados; tráfego de veículos; andaimes; vazamento de gás; máquinas funcionando.
Avalie o acidentado na posição em que ele está. Sempre que possível deve-se manter o acidentado deitado de costas até que seja examinado e até que se saiba quais os danos sofridos.
Atenção! Não sedeve alterar a posição em que se acha o acidentado, sem antes refletir cuidadosamente sobre o que aconteceu e qual a conduta mais adequada a ser tomada.
Se o acidentado estiver inconsciente, coloque sua cabeça em posição lateral antes de avaliar seu estado geral. É preciso tranquilizar o acidentado e transmitir-lhe segurança e conforto. A calma do acidentado tem um papel muito importante naprestação dos primeiros socorros. O estado geral do acidentado pode se agravar se ele estiver com medo, ansioso e sem confiança em quem está cuidando dele.
Módulo 2 - O que devemos fazer primeiro? E depois?
Tópico 2 - Avaliação e exame do estado geral do acidentado
A avaliação e exame do estado geral de um acidentado de emergência clínica ou traumática é a segunda etapa básica na prestação dosprimeiros socorros. Ela deve ser realizada simultaneamente ou imediatamente após aavaliação do acidente e proteção do acidentado.
O exame deve ser rápido e sistemático. Observe as seguintes prioridades:
* Estado de consciência: avaliação de respostas lógicas (nome, idade, etc);
* Respiração: movimentos torácicos e abdominais com entrada e saída de ar normal pelas narinas ou boca;
*Hemorragia: avaliar a quantidade, o volume e a qualidade do sangue que se perde e se ele é arterial ou venoso;
* Pupilas: verificar o estado de dilatação e simetria (igualdade entre as pupilas);
* Temperatura do corpo: observação e sensação de tato na face e extremidades.
Tenha uma idéia bem clara do que se vai fazer, para não expor desnecessariamente o acidentado e tenha o cuidado de não...
tracking img