Primeiros socorros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS FACVEST
FARMÁCIA – 2 FASE
DISCIPLINA – PRIMEIROS SOCORROS


PRIMEIROS SOCORROS
Hemorragia
     A primeira coisa a destacar é: todo cuidado é indispensável e sempre chame ajuda especializada ou, dependendo do local e do acidente, encaminhe para uma equipe preparada para isso, pois é uma vida que está em suas mãos.
     Alguns cuidados são simples, mas se não tivercalma e atenção, podem deixar seqüelas para o resto da vida. Sempre verifique se há alguém mais capacitado e treinado para essas emergências e previna-se, usando luvas descartáveis (ou um saco plástico limpo, se tiver), é essencial a prevenção para não entrar em contato direto com o sangue da vítima, pois poderá ocorrer a transmissão de eventuais doenças.
     O que é hemorragia?
     É a perda desangue provocada pelo rompimento de uma artéria ou veia. Ela pode ser:
Classificação e nomenclatura:
Quanto à origem: venosa, arterial, capilar, cardíaca.
Quanto à relação com o organismo(?):

externas ou superficiais,

internas com fluxo externo: exemplos: gastrorragia com hematêmese, gastrorragia e/ou enterorragia com melena, otorragia, epistaxe ou rinorragia, pneumorragia com hemoptise,nefrorragia com hematúria, etc... Utiliza-se o prefixo designativo do órgão afetado acrescido do sufixo rragia. Retorragia ≠ Melena; Epistaxe ≠ Hemoptise.

ocultas (i.e., sem fluxo externo): viscerais (superficiais, parenquimatosas ou intersticiais) e ainda as cavitárias. Utiliza-se o prefixo Hemo ou Hemato acrescido de termo designativo da cavidade afetada.

Quanto ao mecanismo de formação:▪ Por rexe ou ruptura de vasos: mais freqüentes, geralmente de origem traumática.

▪ Por diabrose ou digestão/erosão de vasos: por necrose (exemplo: cavernas pulmonares na tuberculose) ou digestão enzimática (exemplo: úlceras pépticas).

▪ Por diapedese ou diátese hemorrágica: sem lesão evidente nos vasos, geralmente a nível capilar e freqüentementedo tipo petequial ou púrpura. As hemácias fluem através da parede vascular intacta. Visto comumente nas coagulopatias (diáteses hemorrágicas) e nas congestões prolongadas em vênulas e capilares.
Quanto ao volume:
As hemorragias são classificadas em 4 classes, de acordo com o volume de sangue perdido. Embora tenha variações, de uma maneira geral uma pessoa tem 7% do seu próprio peso em sangue.Assim, uma pessoa de 50 quilos teria 3,5 litros de sangue e uma pessoa com 70 quilos teria um volume total em torno de 5 litros de sangue.
Hemorragia Classe I
Volume (em porcentagem) = até 15%. Volume (pessoa com 70 kg, em ml)= até 4 mililitros. Sinais e sintomas: mínimos. Ocorre apenas um leve aumento da freqüência cardíaca. Exemplos: uma mulher pode apresentar uma hemorragia uterina, poucofreqüente e muito perigosa, que é semelhante a uma menstruação comum e dura pouco tempo.
Hemorragia Classe II
Volume (em porcentagem) = 15 a 30%.
Volume (pessoa com 70 kg, em ml) = de 750 a 1.500 ml.
Sinais e sintomas: Taquicardia (freqüência cardíaca acima de 100), taquipneia (respiração rápida) e diminuição da pressão do pulso (pulso fino) e leve diminuição da diurese.
Reposição: Em geral areposição com cristalóides resolve, mas alguns poucos casos podem necessitar de sangue.
Hemorragia Classe III
Volume (em porcentagem) = 30 a 40%.
Volume (pessoa com 70 kg, em ml)= de 1500 a 2000 ml.
Sinais e sintomas: Além dos sintomas da hemorragia classe II, apresenta sinais clássicos de hipoperfusão. Existe diminuição do nível de consciência, palidez e sudorese fria.
Reposição: É tentadaprimeiro a reanimação com cristalóides, mas muitos destes pacientes não responderão satisfatoriamente e provavelmente necessitarão de transfusões.
Hemorragia Classe IV
Volume ( em porcentagem) = mais de 40%.
Volume (pessoa com 70 kg, em ml)= mais de 2000 ml.
Sinais e sintomas : Este é o grau de exsanguinação, isto é, o paciente fica sem sangue. Apresenta taquicardia extrema, marcada queda da...
tracking img