Primeiros socorros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
47 TÉCNICAS DE REMOÇÃO E IMOBILIZAÇÃO DE VITIMAS

47.1. IMOBILIZAÇÃO CERVICAL

NOTA: Esta técnica deve ser executada sempre que haja dúvida sobre a existência de traumatismo da coluna, após Remoção do Capacete, bem como, antes de Aplicar um Colete de Extracção, de efectuar um Levantamento e depois de efectuar um Rolamento.

TÉCNICA

O primeiro elemento fará ou manterá a tracção,alinhamento e imobilização da Coluna Cervical, utilizando sempre a chave polegar indicador, e apoios nas Regiões Malares e na Região Occipital, conforme a posição da vítima e de acordo com a situação, deixando liberto o pescoço, para que seja mais fácil a aplicação do Colar Cervical. O segundo elemento, procederá à escolha do tamanho do colar cervical, medindo a distância do ângulo da mandíbula à base dopescoço. Os passos da aplicação do colar dependem do tipo de colar e das suas instruções de colocação. No entanto, e sempre que possível, devese optar por um colar de duas peças e de quatro apoios cuja regra prática de aplicação procede primeiro ao ajuste da frente do colar ao pescoço da vítima, fazendo o

mesmo de seguida à parte de trás. O primeiro elemento manterá sempre a tracção e oalinhamento segundo o eixo Nariz, Umbigo, Pés durante os movimentos que for necessário realizar de seguida com a vítima até à sua imobilização definitiva.

Quando do transporte da vítima em plano rígido é obrigatório o uso de:

47.2. ESTABILlZADORES LATERAIS DE CABEÇA.

TÉCNICA
A base do imobilizador de cabeça deve estar previamente colocada no plano duro. O primeiro elemento deve manter atracção e o alinhamento da coluna cervical; O segundo elemento colocará as almofadas laterais, fazendo encaixar as orelhas da vítima

nos orifícios existentes nas almofadas. As almofadas deverão ficar justas ao crânio, pelo que o primeiro elemento deve retirar as suas mãos em simultâneo com a colocação das almofadas.

Proceder à colocação dos cabrestos de fixação, colocando primeiro, cruzando, ocabresto do frontal e posteriormente, também cruzando, o

cabresto do mento.

47.3 REMOÇÃO DO CAPACETE

RETIRAR O CAPACETE:
• • • • • Para observar a calote craniana e a face; Para despistar ou controlar hemorragias ou outras lesões; Para executar Reanimação Cárdio-Pulmonar; Para ter acesso à via aérea; Para estabilizar correctamente a coluna cervical.

NÃO RETIRAR O CAPACETE:
• • Se nãointerferir com o acesso à via aérea; Se ao retirá-lo provocar agravamento de lesões existentes;



Se for possível estabilizar correctamente a coluna cervical.

TÉCNICA
O enfermeiro imobilizará a Cabeça e o Capacete da vítima. O segundo elemento, procederá à abertura da viseira na pesquisa de objectos empalados ou que façam obstrução mecânica da via aérea. De seguida "cortará" a pré-cinta docapacete e, colocando-se na melhor posição, lateralmente e olhando para a face da vítima, aplicará as mãos abertas em chave polegar indicador, uma sob o Maxilar Inferior e a outra em posição oposta na Região Occipital a fim de fazer a tracção e a imobilização da Cabeça e da Coluna Cervical.

O

enfermeiro

abrindo

lateralmente o capacete retirá-Io-á, com muito cuidado utilizandomovimentos suaves mas firmes oscilando o capacete no seu eixo antero-posterior. É necessário ter atenção ao nariz e orelhas, a fim de evitar o seu traumatismo. É fundamental o aviso sobre a saída do capacete pois o outro elemento deverá estar preparado para o ressalto final e para suportar o peso da cabeça. O enfermeiro, aplicando lateralmente à cabeça da vítima, as mãos abertas também em chave polegarindicador. com os dedos Polegares nas Regiões Malares e os Indicadores na Região occipital, ou em posição inversa, ou intermédia conforme a posição em que a vítima se encontre, substituirá o segundo elemento na imobilização da Coluna Cervical.

O seu posicionamento e a colocação das mãos, devem prever a aplicação de outras técnicas (rolamento) quando a vítima não se encontra em decúbito...
tracking img