Primeiros socorros em laboratorio quimico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CHOQUE ELÉTRICO


É a passagem da corrente elétrica pelo corpo, que serve de caminho para a corrente elétrica em direção à terra. Ele pode causar queimaduras e até mesmo a morte. Deve-se lembrar que a água torna o choque mais perigoso, e que a corrente elétrica passa por vários corpos que tiverem algum contato.

PROCEDIMENTO

 Antes de socorrer a vítima, interromper a corrente elétrica.Quando isso não for possível, chamar a central elétrica ou o corpo de bombeiros (como não é o caso), chamar a ambulância. Jamais tocar em fios elétricos com as mãos. Se for necessário usar um cabo de vassoura ou outro material que não seja condutor elétrico.
 Verificar se o calçado usado tem solado de borracha.
 Após verificar todas as medidas de segurança, observar os sinais vitais da vítima. Se houver queimadura usar os procedimentos adequados.
 Chamar o socorro especializado.

SINAIS VITAIS
Os sinais vitais são sinais que informam sobre o estado da vítima. São eles:

 RESPIRAÇÃO: podemos observar o ar que entra e sai dos pulmões, pela expansão do tórax, ou sentindo com nossa face colocada próximo do rosto da vítima. Normalmente a frequência da respiração das crianças é de15 a 30 por minuto e do adulto de 12 a 20 por minuto.
 PULSAÇÃO: podemos observá-la com mais facilidade no pulso ou na carótida (artéria do pescoço), utilizando os dedos médios e indicador para pressioná-los. A pulsação normal de uma criança é de 120 batimentos por minuto e de 70 a 80 em adultos.
 TEMPERATURA: O normal varia entre 36º e 36,5º, podendo se notar com o tato, quando a pele estamuito fria ou muito quente, e pode-se observar se a pele fica pálida ou arroxeada.
 CONSCIÊNCIA: Pode ser observada quando a vítima responde a perguntas diretas que se faz a ela com clareza e lógica.



RESPIRAÇÃO AUSENTE


PROCEDIMENTO:
Para saber se alguém está respirando, coloque o dedo indicador muito próximo de suas narinas e verifique se sai algum ar. Se não, comece logo arespiração boca a boca. Siga o passo a passo e faça a respiração:
 Se possível, deite a vítima no chão, de barriga para cima e vire a sua cabeça um pouquinho para traz, deixando as vias aéreas mais livres,
 Abra a boca da vítima e observe se existe algo bloqueando sua garganta, se vir, tente retirá-lo com uma pinça, ou com os dedos,
 Tape o nariz da vítima e inspire profundamente,
 Solte todo o arna boca da vítima e observe seu tórax, que deve encher-se de ar,
 Se ela não voltar a respirar sozinha, repita a respiração boca a boca, cerca de 20 vezes por minuto.
 Também verificar os sinais vitais, e caso haja ausência de batimentos cardíacos, proceder à massagem cardíaca. Com uma mão sobreposta a outra pressionar a caixa torácica de 06 a 10 vezes consecutivas alternando com uma respiraçãoartificial.

INCÊNDIOS E USO DE EXTINTORES
Os aparelhos extintores são os vasilhames fabricados com dispositivo que possibilitam a aplicação do agente extintor sobre os focos de incêndio. Normalmente os aparelhos extintores recebem o nome do agente extintor que neles contém. Os aparelhos extintores destinam-se ao combate imediato de pequenos focos de incêndio, pois, acondicionam pequenosvolumes de agentes extintores para manterem a condição de fácil transporte. São de grande utilidade, pois podem combater a maioria dos incêndios, cujos princípios são pequenos focos, desde que, manejados adequadamente e no momento certo.

O êxito no emprego dos extintores depende dos seguintes fatores:
a) Distribuição adequada dos extintores pela área protegida;
b) Manutenção periódica dosextintores;
c) Treinamento de pessoal para manuseio dos extintores.

Quanto ao tamanho, os extintores podem ser:
a) Portáteis;
b) Sobre rodas (carretas).

TIPOS DE EXTINTORES DE INCÊNDIO


I- EXTINTOR DE PÓ QUÍMICO SECO
O agente extintor pode ser o BICARBONATO DE SÓDIO ou de POTÁSSIO que recebem um tratamento para torná-los em absorvente de umidade. O agente propulsor pode ser o GÁS...
tracking img