Primeiros socorros básico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ed. Física - Primeiros Socorros

ENGASGO
No meio médico, engasgo é o bloqueio da traquéia de uma pessoa por um objeto estranho, vômito, sangue ou outros fluidos. Engasgo é considerado umaemergência médica.
O procedimento de primeiros-socorros para engasgo é usar o número telefônico de emergência. As principais diferenças de abordagem se dão de acordo com:
* a faixa etária do paciente(adulto, crianças e neonatos)
* se gravidez ou obesidade mórbida
* se a vítima está consciente ou inconsciente
Caso a vítima esteja acordada, inicialmente pede-se para que ela tussa na tentativade eliminar ativamente o corpo estranho.
Segue-se a realização da manobra de Heimlich em pé como forma de auxiliar a vítima à expulsar o que estiver obstruindo sua via aérea.
Caso a vítima perca aconsciência, realiza-se manobra específica com o paciente deitado.
A chegada do serviço de atendimento médico de urgência dá início ao manejo avançado de via aérea (ex: Intubação endotraqueal)HEMORRAGIA

HEMORRAGIA
O que é: Perda de sangue excessiva devido ao rompimento de um vaso sanguíneo, veia ou artéria.
Gravidade: A hemorragia abundante e não controlada pode causar a morte de três acinco minutos.
O que fazer: Fazer pressão diretamente sobre a ferida para estancar a hemorragia com compressa de gaze, pano ou lenço limpo. Em caso de pernas e braços amputados, esmagados oudilacerados são utilizados os torniquetes.

HEMORRAGIA INTERNA
Observe os sinais Pulso fraco, pele fria, suores abundantes, palidez intensa e mucosas descoradas, sede, tonturas, as vezes, inconsciência.O que fazer: Manter o paciente deitado e aplicar compressas frias na possível região atingida. Avaliar rapidamente o estado da vítima e estabelecer prioridades. Manter a vítima deitada, se possívelcom as pernas elevadas 25 cm a 35 cm, afrouxar as roupas e agasalhar a vítima. Lembre-se de manter a respiração. E se possível dê-lhe líquidos como água, café ou chá para ela beber.

CONVULSÃO
Uma...
tracking img