Primeiros socoros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução: São uma série de procedimentos simples com o intuito de manter vidas em situações de emergência, feitos por pessoas comuns com esses conhecimentos, até a chegada de atendimento médico especializado. O melhor é obter treino em primeiros socorros antes de se precisar usar os procedimentos em quaisquer situações de emergência. Diversas situações podem precisar de primeiros socorros. Assituações mais comuns são atendimento de vítimas de acidentes automobilísticos, atropelamentos, incêndios, tumultos, afogamentos, catástrofes naturais, acidentes industriais, tiroteios ou atendimento de pessoas que passem mal: apoplexia (ataque cardíaco), ataques epilépticos, convulsões, etc. Tão importante quanto os próprios primeiros socorros é providenciar o atendimento especializado. Aoinformar as autoridades, deve-se ser direto e preciso sobre s a condições da(s) vítima(s) e o local da ocorrência.
Vítima Inconsciente: A Primeira medida que devemos tomar diante de uma vítima que não se comunica é verificar o grau de consciência.
Para isto devemos saber se ela:
Se comunica, Responde ao toque, Responde à dor.
Se a vítima está inconsciente, não responde nem ao toque nem à dor, devemosperceber se ela respira. Se a vítima está inconsciente e respirando, a musculatura fica relaxada e a língua pode "escorregar" para trás e impedir a passagem do ar; podem ocorrer vômitos ou eliminação de mucosas. Para evitar que isto aconteça, devemos deixar a vítima na posição "de bruços". Se a vítima está inconsciente e sem respiração, devemos estendera cabeça dela para trás; se não voltarem osmovimentos respiratórios, inicie a Respiração Artificial.
Primeiros Socorros - Convulsão
Conceito: É a perda súbita da consciência, acompanhada de contrações musculares bruscas e involuntárias. Acontece repentinamente.
Causas: Pode ser causada por febre muito alta, epilepsia, traumatismo na cabeça e intoxicações.
Sintomas: A pessoa perde a consciência e cai no solo, agita todo o corpo, combatimentos na cabeça, braços e pernas, e a sua face fica com expressão retorcida, como se estivesse fazendo expressões faciais agressivas, com olhos revirados para cima e salivação abundante. Após a convulsão, a pessoa entra em sono profundo.
Conduta: Evitar se possível, a queda da vítima contra o chão;
Colocar um pano entre os dentes para que a vítima não morda a língua;
Não se devem impedir osmovimentos convulsivos; devemos afastar os objetos próximos para que ela não se machuque, batendo contra eles; Afrouxar a roupa da vítima; Evitar estímulos como sacudidas, aspiração de vinagre, álcool ou amoníaco; Não ficar com medo da salivação abundante. Ela não é contagiosa; Durante a convulsão, observar as partes do corpo que estão apresentando movimentos convulsivos para relatar ao serviço desaúde. Quando as contratações desaparecem acomode a vítima de forma confortável, orientando-a quanto ao tempo e espaço e confirmado se ela respira bem;
Encaminhar, em seguida, à Assistência Qualificada.
Hemorragia
Conceito: Hemorragia é a perda de sangue devido ao rompimento de um vaso sanguíneo, veia ou artéria, alterando o fluxo normal da circulação. A Hemorragia abundante e não controladapode causar morte de 3 a 5 minutos.
Classificação:
1. Segundo o Local:
Externa: Origem visível, o sangue verte para o exterior.
Interna: quando se produz numa cavidade fechada. Ex: fígado, baço, etc.
Mista: Interna no momento de produzir-se, e externa quando verte para o exterior.
2. Segundo a espécie:
Arteriais: Mais perigosas; o sangue é vermelho vivo e sai em jato forte, rápida eintermitentemente.
Venosas: O sangue é mais vermelho-escuro, e sai de forma contínua e lentamente.
Capilares: O sangue é de cor intermediária, e brota como pequenas gotas.
Fatores que interferem e modificam o efeito de uma hemorragia.
Idade: menor tolerada nas crianças e velhos. Sexo: menor tolerada nas mulheres. Estado de saúde anterior.
Outros.
O que fazer diante de uma Hemorragia?
As...
tracking img