Primeiro reinado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeiro Reinado.
Conflitos que consolidam a independência
A declaração de independência do Brasil não foi aceita em todo território nacional. Havia grupos interessados na continuidade da ligaçãocom Portugal. Tropas portuguesas resistiram à independência e isso gerou conflitos em algumas províncias.
A Bahia era importante centro lusitano, pois em Salvador havia grande número de comerciantese militares portugueses, cuja maioria pretendia manter fidelidade ao governo de Lisboa. Mas também havia nessa província diversos grupos interessados na formação de um país livre. A divisão gerouconfrontos armados e inicialmente as forças portuguesas conseguiram controlar Salvador. A partir de então, uniram-se soldados da capital e do interior para formar o que ficou conhecido como exércitopatriótico, que lutou para retomar a capital da província. Esse exército teve o apoio de forças estrangeiras como as que foram comandadas pelo inglês Lorde Cochrane, o que garantiu a força necessária para aretirada definitiva dos portugueses no dia 2 de julho de 1823. Nas batalhas que ocorreram no interior baiano, destacou-se a figura de uma mulher: Maria Quitéria de Jesus Medeiros.
O reconhecimentoda Independência
O primeiro país a reconhecer a independência do Brasil foram os Estados Unidos, em 1824, que tinham interesse na diminuição da influencia europeia sobre a América. O reconhecimento daindependência do Brasil por parte de Portugal só ocorreu em 1825, e isso não foi uma decisão gratuita. O governo de Dom Pedro precisou compensar a metrópole lusa em 2 milhões de libras, além deaceitar não se unir a nenhuma outra colônia portuguesa.
O projeto constitucional de 1823
Inicialmente, a Assembleia Constituinte conseguiu anular as ideias dos grupos que pretendiam mais democracia noBrasil. Isso fez com que as discussões na Assembleia girassem em torno dos que defendiam a monarquia constitucional em oposição aos que queriam uma monarquia absolutista.
A constituição de 1824
A...
tracking img