Primeiro Reinado

Páginas: 5 (1206 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2013
O Primeiro Reinado

Dizem que a independência do Brasil teve seu começo no dia 7 de setembro de 1822,e que sua iniciação foi após o Grito do Ipiranga,mas na verdade,foi quando começou o Primeiro Reinado, pois até então D. Pedro I era príncipe regente do Reino Unido (Brasil).Ele governou o Brasil até o ano de 1831. Lembrando que após o Grito do Ipiranga D. Pedro I virou rei do Brasil.

Oprimeiro país a reconhecer a independência do Brasil foi os Estados Unidos da América, visando já cedo um grande mercado consumidor sem interferência da Europa, com a Doutrina Monroe ativa no continente.

A antiga metrópole (Portugal) do Brasil só foi realmente reconhecer a independência da sua antiga colônia em 1825, com a influência da Inglaterra, por troca de 2 milhões de libras esterlinas,pagas por D. Pedro I com um empréstimo da Inglaterra, que estava deixando nos mais e mais dependentes econômicos, o pagamento foi também pago com a renovação do Tratado de 1810, assinado pelo próprio rei do Brasil, D. Pedro I.

Após todos esses acontecimentos D. Pedro I resolveu criar uma Assembléia Constituinte, escolhida pelo voto censitário,ou seja, só os “riquinhos” poderiam votar.Depois dacriação da Assembléia D. Pedro I foi coroado imperador do Brasil.

A Assembléia reunia deputados de todas as províncias do Brasil.Ela começou com suas funções em maio de 1823, que tinha como principal função elaborar uma Constituição para o Brasil.Lembrando que a necessidade de uma constituição, veio das idéias iluministas postas em práticas nos Estados Unidos,depois da independência,e na França,logo após a Revolução.Esse documento de altíssima importância, conhecido também por Carta Magna, teria funções como,limitar o poder dos lideres das províncias,a criação de órgãos públicos,dizer qual eram os direitos das pessoas entre outras coisas.Esse documento foi elaborado por forte influencia de dois grupos: os partidos Português e Brasileiro.

Em setembro de 1823, um deputado que era irmão dolíder dos debates da Assembléia, José Bonifácio, apresentou um projeto de Constituição, que ficou conhecido como “Constituição da Mandioca”.Porque para se candidatar ou se eleger era necessário possuir uma renda mínima anual equivalente a alqueires de farinha de mandioca.

Mas o documento apresentado pela Assembléia tinha como característica um principio iluminista, a divisão dos trêspoderes(defendida por Montesquieu),e como o Brasil possuía uma monarquia absolutista D. Pedro I tomou uma atitude praticamente imediata e mandou seu exército fechar a Assembléia Constituinte,tal atitude não agradou a elite agrária do Brasil, mas agradou muito o partido português que tinha como objetivo a colonização do Brasil novamente por Portugal.

Após a dissolução da Assembléia, D. Pedro I resolveucriar um Conselho de Estado com dez participantes nomeados por ele com a “missão” de fazer uma versão final da Constituição, que foi exibida a D. Pedro I em março de 1824.

O Primeiro Reinado teve muita insatisfação das camadas populares, com tudo, D. Pedro I prevendo um grande declínio abdicou o trono ao seu filho,antes dos 10 anos como imperador.

Alguns fatores que levaram D. Pedro I àabdicar o trono:

D. Pedro I mostrou possuir uma postura rígida e autoritária, vista por todos após o fechamento da antiga Assembléia Constituinte e mandando a criação de uma nova constituição marcada pelo Poder Moderador, com isso veio a proibição da circulação de gazetas(jornais naquela época) que fizessem criticas ao seu governo e a ele mesmo.
No ano de 1824, surgiu em Pernambuco e se espalhandopor todo o Nordeste brasileiro um movimento que ficaria conhecido como Confederação do Equador, que tinha como principais criticas o autoritarismo do governo e dificuldades econômicas na região, porque como a capital do império era no sudeste, os investimentos eram feitos nesta região.Traços da Revolução Pernambucana de 1817 ainda estavam nas mentes das pessoas.Quando D. Pedro I decidiu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O primeiro reinado
  • Primeiro reinado
  • Primeiro reinado
  • O PRIMEIRO REINADO
  • Primeiro Reinado
  • primeiro reinado
  • Primeiro reinado
  • primeiro reinado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!