Primeiro governo lula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Este trabalho tem por objetivo mostrar acontecimentos econômicos ocorridos no primeiro ano do Governo Lula, no que diz respeito à inflação, crédito, política monetária e política fiscal.

Lula venceu as Eleições no vazio social deixado pela desarrumação das classes promovida pelos oito anos de FHC. E não se pode negar que o atual sucesso de sua política econômica, que se deupor meio do controle inflacionário.

Os principais indicadores macroeconômicos tiveram uma considerável melhora no governo Lula.





































O primeiro governo Lula

Tendo em vista a promessa, tantas vezes defendida na campanha eleitoral, de criação de 10 milhões de empregos, passado um ano ou ano e meio com o desemprego crescendo aoinvés de cair, a positiva avaliação da população sobre o presidente Lula e o governo do PT pode não resistir.

Os limites políticos dessa estratégia já vêm sendo sentidos desde o início do governo. Por maiores que sejam as habilidades do ministro chefe da Casa Civil e do presidente do Partido dos Trabalhadores, ficará cada vez mais difícil vender a interpretação de que a oposição aos projetosdo governo dentro do PT e dos demais partidos de esquerda restringe-se a um grupelho de três ou quatro “radicais”.

Inflação

Nos últimos três anos e dez meses, a inflação tem se mostrado bastante moderada. Os Índices Gerais de Preços (IGP), por exemplo, tiveram recordes históricos no ano de 2005, quando alcançaram sua menor marca.

Em 2003, o primeiro ano do atual governo, o IPCA (índiceoficial do Governo Federal para medição das metas inflacionarias) apresentou alta de 9,3%. Essa foi influenciada pela crise cambial verificada no ano anterior, a qual levou o país a sofrer uma série de ataques especulativos (com um dólar chegando a custar quatro reais), bem como pelos reajustes dos preços monitorados.

Como os IGP, responsáveis por corrigir os preços dos serviços de telefonia, deenergia elétrica e da maioria dos preços monitorados em 2002, obtiveram os maiores resultados desde a implantação do Plano Real, isso acabou impactando de forma decisiva na expressiva elevação da inflação naquele ano. Não obstante esses fatores terem contribuído negativamente com a inflação em 2003, os resultados dos IGP foram bem melhores do que aqueles observados no ano anterior (O IGP-DI fechou2003 com alta de 7,66% ante 26,41% em 2002 e o IGP-M - Índice Geral de Preços do Mercado, registrou alta de 8,69% ante 25,30% do ano anterior).

Segundo Gentil Corazza e Fernando Ferrari Filho “Não resta dúvida de que a continuidade e o grau elevado de conformidade da política econômica resultaram no restabelecimento da confiança no Brasil por parte do FMI e da comunidade financeirainternacional. Essa confiança se traduziu na queda vertiginosa do Risco-Brasil, no retorno do fluxo de capitais de curto prazo, no fim do processo especulativo contra a moeda nacional, na conseqüente valorização da taxa de câmbio e na valorização dos títulos da dívida externa (C--bonds) no mercado internacional”.

No segundo ano do governo Lula, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)registrou a segunda queda consecutiva em relação ao ano imediatamente anterior. O índice fechou 2004 com alta de 7,6%. O resultado foi 1,7 ponto percentual abaixo do registrado em 2003. Mais uma vez, a inflação foi influenciada pelos preços monitorados. O grupo comunicação (13,91%) registrou a maior alta do ano. Só a tarifa de telefone fixo elevou-se 14,76% e a energia elétrica variou 9,64%. Essesreajustes, porém, foram menos acentuados do que em 2003. O outro grande responsável pela inflação em 2004 foi o grupo de combustíveis,
que subiu 14,64%, devido à alta do preço do petróleo, que levou a Petrobrás a reajustar três vezes o valor da gasolina nas refinarias.

Pelo terceiro ano consecutivo, a inflação foi diretamente influenciada pelos preços monitorados. A maior pressão sobre o IPCA...
tracking img