Primeiro fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Diógenes Leal Ferraz Silva

DO SISTEMA CONVENCIONAL AO COMPUTADOR ELETRONICO

BOCCHINO, Willian A. Introdução ao processamento de dados (Cap.5). Atlas S.A. 1974.
PALAVRAS-CHAVE
Processamento de dados, limitações do cartão perfurado, evolução do PD.
SINTESE
Esse tem como objetivo entender o porquê do PDCP ter que evoluir para o computador eletrônico, e o que veio a melhorar com essaevolução. Também é mostrado como ocorre as operações aritméticas em um computador, as deficiências do PDCP.

ANALISE
O processamento de dados por cartão perfurado (PDCP) tem certas limitações, um exemplo é o deslocamento de cartões de uma maquina para outra, para que uma etapa do PD seja feita, também é incomodo. Isso ocorre por que no PDCP diferentes maquinas tem funções distintas no processamento dedados, porem não estão interligadas. É por esse motivo que o PD se torna um problema de movimentação de materiais, e esse falta de comunicação entre as maquinas é causa das demoras usais que somada à lentidão do sistema PDCP. Como foi mencionado o sistema PDCP é lento por dois fatores, primeiro: as maquinas do PDCP são projetos mecânicos, isso quer dizer que suas peças sofrem com o desgaste e oatrito tem uma grande influencia na limitação da velocidade; segundo: é necessário certo tempo para que o cartão passe entre a escova e o cilindro em rotação no dispositivo de leitura. A precisão do desse dispositivo e os danos que o cartão pode ter tido, impedem que a velocidade seja aumentada. O tempo gasto com a perfuração e conferencia são os mais longos da rotina do PDCP. Esse tempo depende de:número de colunas que serão perfuradas; legibilidade dos documentos-fonte; leiaute do cartão e do documento fonte; os caracteres alfabéticos e numéricos; qualificação dos operadores. O equipamento do sistema PDCP não tem a capacidade de reação a condições que se alteram. Por exemplo: o tratamento a ser dado às demissões de empregados em uma rotina convencional de pagamento. O equipamento édeficiente em adaptar o processamento às variações experimentadas pelos dados correntes, o ajuste a ser feito, precisa da intervenção humana e quando esse feito o PDCP ira seguir o curso de ação de forma tão rígida quanto o anterior. O PDCP é incapaz de lidar com situações em que é necessário com um grande numero de dados que devem ser registrados, analisados, selecionados e apresentados rapidamente.Outra limitação é a memória, alguns equipamentos de PD, como a máquina de contabilidade, pode guarda um número limitado de totais intermediários, porem o PDCP não possui capacidade de memoria para armazenar dados internamente. Está limitação é superada fazendo-se mais cartões que tenham tais dados, porem é uma solução lenta, dispendiosa e incomoda. A conversão dos dados de entrada em dados de saídanecessita que humanos movimentem os cartões de uma máquina a outra, mas também a necessidade das máquinas terem que ser operadas manualmente por humanos. Uma rotina de PDCP não pode ser projetada, preparada, iniciada e que produza uma saída útil por si mesma, isso requer uma supervisão e assistência de pessoas. Essas limitações fizeram com que o PD evoluísse a partir do zero.
No PDCP o cartãopassava entre uma escova e um cilindro para que assim pudesse ser lido, o que era um processo lento. Para criar um novo sistema de PD era necessário se responder uma coisa. “Qual a coisa mais rápida que conhecemos?”, a resposta seria luz ou eletricidade. Se fosse possível desenvolver um dispositivo eletrônico de PD teria a velocidade adequada para o processamento de dados. Porem houve certadificuldade com as características do circuito eletrônico. O problema é que esses circuitos e uma lâmpada caseira têm as mesmas características, ou está ligada ou desligada – dispositivo de dois estados (binários). E por que isso seria um problema? O processamento de dados comerciais envolvem números e o nosso sistema de numeração é o sistema decimal. E como não é possível alterar as características de...
tracking img