PRIMEIRO CICLO DA BORRACHA

3212 palavras 13 páginas
PRIMEIRO CICLO DA BORRACHA

Acadêmicos:
Professor-
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Historia (HID0223) – Prática do Módulo II
28/10/2013

RESUMO

O Ciclo da borracha constituiu uma parte importante na historia econômica e social do Brasil, estando relacionado com a extração e comercialização da borracha. Este ciclo teve o seu centro na região amazônica, proporcionando grande expansão da colonização, atraindo riqueza e causando transformações culturais e sociais, além de dar grande impulso às cidades de Manauss, Porto Velho e Belém, até hoje maiores centros e capitais de seus Estados, Amazonas, Rondônia e Pará respectivamente.

Palavras-chave: Amazônia. Borracha.

1 INTRODUÇÃO

A Amazônia é novamente descoberta como fonte de imensa riqueza na metade do século XIX. Encerrado o Ciclo do Ouro, tem início o Ciclo da Borracha que representa um dos maiores processos migratórios da região. Através dele vieram para região milhares de nordestino expulsos pela seca de 1877. Primeiro ciclo que resultaria mais tarde na Guerra do Acre (1903). Em sua primeira fase (1911-14), o Brasil ocuparia a posição de maior produtor de borracha silvestre do mundo tendo como concorrente seu vizinho, a Bolívia.
A Bolívia tinha uma necessidade de escoar látex para o seu território, com isso surgiu à idéia da construção da ferrovia Madeira-Mamoré no Território Federativo do Guaporé (atual Rondônia), colocada em prática devido ao Tratado de Petrópolis.
Com a exploração da borracha, devido a sua valorização no mercado internacional houve um elevado índice de crescimento demográfico da região, chegando de algumas regiões do Brasil e de vários países. Com a introdução de empresas de exploração de minérios e de colonização agropecuária, essa população deslocou-se em direção ao planalto do Vale do Guaporé. Em virtude do que foi mencionado, entre as décadas de setenta e noventa surgem núcleos populacionais que devido ao tempo transformaram-se em

Relacionados